Carnaval do Maranhão 2023 terá mais de 130 bandas e 700 apresentações

Publicado em   14/fev/2023
por  Caio Hostilio

Nesta segunda-feira (13), no Palácio dos Leões, o governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), realizou coletiva de imprensa para o lançamento oficial do Carnaval do Maranhão 2023.

O período festivo, que se intensifica nesta sexta-feira (17), com o Circuito Litorânea, traz destaque para a municipalização da folia, em que o estado levará o carnaval a mais de 70% das cidades maranhenses. Serão mais de 130 bandas e 700 apresentações na capital e demais municípios, sendo um marco histórico para o Maranhão.

Para este carnaval, o público estimado é superior a 900 mil pessoas, com idade entre 18 e 60 anos. Também há a expectativa de 4.500 profissionais envolvidos, entre prestadores diretos e indiretos.

“Tudo isso foi muito detalhado a partir da visão que temos de gerar emprego, de gerar renda e valorizar a nossa cultura, que é belíssima. Como a nossa cultura e as nossas tradições, não há nada igual. A gente não pode perder esse espaço, temos que divulgar cada vez mais. O fato do pré-carnaval ter dado super certo, eu não tenho dúvidas que o carnaval será ainda maior”, pontuou o governador Carlos Brandão.

Seguindo a tendência nacional dos principais circuitos carnavalescos, como Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, em 2023, o carnaval maranhense começará pela manhã. A medida adotada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma) busca, além da maior possibilidade de diversão, a oportunidade para geração de renda extra aos beneficiários do programa estadual Mais Renda e ambulantes.

“Vamos fazer o carnaval também pela manhã. É mais tempo para as pessoas se divertirem, para se gerar emprego, é mais tempo para o Mais Renda vender, para os ambulantes ganharem mais renda extra. Nos grandes polos de carnaval do Brasil, todos têm blocos e atrações iniciando a partir das 7 da manhã. Nada mais justo que a gente trazer isso para o Maranhão também”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

Turismo no Maranhão

Durante a coletiva de imprensa, o secretário estadual de Cultura apresentou um levantamento sobre a média de ocupação dos meios de hospedagem do estado, que já alcança 81,68% para os dias entre 18 e 21 de fevereiro. Os dados foram levantados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e espera-se que a taxa de ocupação cresça ainda mais devido a reservas feitas de última hora.

Ainda conforme o levantamento, está previsto um total de 65 mil desembarques no estado, neste mês de fevereiro, ultrapassando o ano de 2020 com o percentual de 4%, quando ocorreu o último carnaval. Em relação aos transportes aquaviários, a previsão é que ocorra a movimentação de 138 mil pessoas nos terminais.

“Esses dados preliminares mostram como o Carnaval do Maranhão está forte e como ele está sendo bem visto pelo Brasil. Esses dados devem aumentar no decorrer da semana. Com certeza, durante o período do carnaval, essa taxa vai chegar a 100%”, comentou Yuri Arruda.

Gratuidade dos transportes

Entre as medidas de fortalecimento da festa, o governo do Maranhão também irá garantir gratuidade no transporte aquaviário e semiurbano para a população maranhense durante o período carnavalesco, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB).

Em relação ao transporte coletivo semiurbano, de responsabilidade do Estado, que atende as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, a gratuidade começa às 0h do dia 18 de fevereiro e segue até 23h59 do dia 19 de fevereiro.

Quanto ao sistema de ferryboat, serão 30 viagens diárias, sendo 15 em cada terminal; e 12 viagens extras, sendo 6 em cada terminal. A gratuidade ocorrerá para passageiros e veículos no sábado (18), no sentido Baixada Maranhense (rumo ao Terminal do Cujupe, em Alcântara), e na Quarta-feira de Cinzas (22), no sentido São Luís (rumo ao Terminal da Ponta da Espera).

A gratuidade no ferryboat é destinada para todos os passageiros e veículos de passeio; caminhões, vans e ônibus serão limitados para evitar tumulto; quanto às passagens já agendadas para as datas, o usuário poderá remarcar ou pedir reembolso; nas datas da gratuidade, as vendas já estão suspensas; não há necessidade de apresentar documento.

Parcerias

O Carnaval do Maranhão 2023 será realizado por meio de ação conjunta entre as Secretarias de Estado da Cultura (Secma), da Comunicação (Secom), Turismo (Setur), Saúde (SES), Segurança Pública (SSP), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Desenvolvimento Social (Sedes), Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A festa carnavalesca tem o apoio, ainda, da Blitz Urbana e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).

Confira a programação dos circuitos Litorânea e Beira-Mar:

CIRCUITO LITORÂNEA
A abertura oficial do Carnaval do Maranhão 2023 ocorrerá no dia 17 de fevereiro, às 18h, na extensão da Avenida Litorânea, com trio elétrico. No Circuito Litorânea, serão 5 dias de folia com mais de 10 trios elétricos.

Sexta-Feira (17/02) – A partir das 18h
Silva; Erick Land; Dinho Dias; Mix In Brazil; Os apaixonados; Erickson Andrade.

Sábado (18/02) – A partir das 10h
Chicabana; Igor Kannário; Só Safados; Blocão do Nina; Argumento.

Domingo (19/02) – A partir das 10h
Bloco da Maizena; Blocão do Sambaceuma; Feijoada Completa; 24 por 48.

Segunda-feira (20/02) – A partir das 10h
Ara Ketu; 100 Sigilo; Trio Vagabundos do Jegue; Argumento; Mix In Brazil.

Terça-feira (21/02) – A partir das 10h
Jonas Esticado; Chiclete com Banana; Bloco da Enme; Marabloco Elétrico; Erickson Andrade.

CIRCUITO BEIRA-MAR
No Circuito Beira-Mar, a folia ocorria tradicionalmente aos domingos, foi ampliada para acontecer desde o sábado (18), totalizando 4 dias de festa. Para este circuito serão montados dois palcos, sendo o principal na Reffsa e um outro na Praça dos Catraieiros, ao lado da Casa do Maranhão, que integra a trajetória dos trios.

Sábado (18/02) – A partir das 17h
Palco Principal:
Bloco Akomabu; Sindicato do Samba; Ivan Marques.
Trio Elétrico:
Zé Cantor; Marabloco Elétrico; Jegue Folia; 100 Sigilo; Confraria.

Domingo (19/02) – A partir das 17h
Palco Principal:
Gdam; Os Foliões; Samba da Tamarindeira; Dinho Dias.
Trio Elétrico:
Bom Gosto; Klessinha; Bloco da Enme; Bicho Terra.

Segunda-feira (20/02) – A partir das 17h
Palco Principal:
Filhos de Iaiá; Afros; Filtro de Barro; Flashback.
Trio Elétrico:
Zé Vaqueiro; Maiara e Maraísa; Mixirico; Máquina de Descascar Alho; Bloco da Nabuxk.

Terça-feira (21/02) – A partir das 17h
Palco Principal:
Maneva; Só Safados; Bendito Samba;
Trio Elétrico:
Vanessa da Mata e Flávia Bittencourt; Molejo; Confraria do Copo; Jeguefolia; Argumento.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos