Conforme falei aqui através da matéria “Cheiro de armação no ar!!!”, publicada no dia 25 de outubro de 2018, tudo indica que a intenção desses famigerados institutos era dá um empate técnico, porém não conseguiram seus intentos, mas mostrou a canalhice para buscar seus anseios.
Mas será que todas as pesquisas, conforme as matérias “Nada mudou!!! CNT/MDA: Bolsonaro mantém liderança com 56,8%; Haddad tem 43,2%” e “O que dirão as pesquisas dos institutos famigerados Ibope e Tadafolha já que as pesquisas XP/Ipespe e Empiricus/Paraná dão ampla vantagem ao Bolsonaro?”, publicadas hoje (27), estão erradas e são verdadeira são as dos institutos da Rede Globo e do Jornal Folha de São Paulo? Complicado…
Contudo, a diferença ainda é muito grande, podendo ser maior com a margem de erro… Na Datafolha são 10 pontos percentuais, que representa entorno de 10 milhões de votos, e o do IBOPE de 8 pontos, que chega a 8 milhões de votos…
Ibope: Na véspera da eleição, Bolsonaro tem 54% dos votos válidos e Haddad, 46%
Na pesquisa nacional, o Ibope entrevistou 3.010 pessoas nos dias 26 e 27 de outubro. A margem de erro estimada é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02934/2018.
Datafolha para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 55%; Haddad, 45%
Nos votos totais, Jair Bolsonaro, do PSL, tem 47%, e Haddad, 39%. Pesquisa ouviu 18.371 eleitores na sexta-feira (26) e no sábado (27).
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.
Publicado em: Governo