Afinal, os politiqueiros viram o quanto usar uma manifestação democrática erradamente termina tanto o contrário?

Publicado em   23/jun/2013
por  Caio Hostilio

Os protestos que aconteceram ontem (23) na cidade de São Luís culminaram em um desgaste político do prefeito Edivaldo Holanda Jr. Muitos jovens direcionavam a pauta de reivindicações à gestão de Holanda Jr.

Um exemplo claro disto foi a faixa que puxou a manifestação que dizia “Tira teus parentes da Prefeitura, Edivaldo!”. A faixa, colocada no primeiro carro de som da manifestação (carro comandado por manifestantes apartidários), fazia referência aos casos denunciados pela mídia ludovicense de parentes do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que estariam comandando veladamente órgãos da administração pública municipal.

manifestaçãoOutra cobrança contextualizada, acerca de discussões recentes, foi a respeito da questão da privatização do sistema municipal de saúde. Faixas de manifestantes diziam “Flávio e Edivaldo não vendam a saúde de São Luís para a Pró-Saúde”, fazendo alusões ao desejo do gestor municipal de São Luís e seu aliado político, Flávio Dino, em privatizar o sistema municipal de saúde.

manutenção 1Temas que foram explorados durante a campanha de 2012, como mobilidade urbana e infraestrutura, também foram cobranças para o atual prefeito Edivaldo Holanda Jr. As faixas diziam “Ônibus lotado não!” e “Edivaldo, tua rua tem buraco?”, cobranças que já eram feitas pela população desde a gestão de João Castelo, se estenderam também para a atual gestão. Os manifestantes entoavam coro dizendo que nada mudou desde a eleição do atual prefeito.

manifestação 2

manifestação 6

DESGASTE DE ALIADOS

Sobrou também para o aliado político do prefeito Edivaldo. Flávio Dino também foi lembrado por manifestantes mais exaltados, que picharam em uma parede as palavras “Flávio Ladrão”.

 manifestação 7PARTICIPAÇÃO PARTIDÁRIA

Em meio aos manifestantes partidários, uma peculiaridade chamou atenção. A turma da juventude ligada ao PCdoB (UJS), partido que tanto repudiou a participação partidária nas manifestações, liderou uma série de badernas durante as manifestações. Tiago Penna, presidente da UJS e membro do diretório municipal do PCdoB, foi identificado comandando o vandalismo que aconteceu na praça D. Pedro II, até mesmo insuflando manifestantes a jogarem pedras em prédios públicos.

manifestação 8Outra figurinha carimbada da oposição que estava liderando palavras de desordem era Lúcio Bonavigo (da juventude do PSB), que posicionou-se, inclusive, em cima de um dos carros de som.

manifestação 9Idalete Rodrigues (vice-presidente da juventude socialista ligada ao PDT de Weverton Rocha e funcionária da Prefeitura de São Luís) também era outra figura que comandava as confusões isoladas que aconteceram. Segundo testemunhas, a funcionária pública gritava para que os comparsas jogassem pedras em carros de som.

              Idalete Rodrigues ao celular recebendo orientações durante a manifestação de sábado

Idalete Rodrigues ao celular recebendo orientações durante a manifestação de sábado

Idalete ao lado de Weverton Rocha em evento do PDT

Idalete ao lado de Weverton Rocha em evento do PDT

Rafael Silva, membro da OAB Maranhão e membro do PSTU, também subiu em um dos carros de som para incitar a multidão. Porém, foi totalmente desmoralizado por manifestantes apartidários que expulsaram o carro do PSTU com o coro “Sem partido, sem partido!” (Vídeo) http://www.youtube.com/watch?v=XxYncUSYH50

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos