Professores da Seduc participam de programa de intercâmbio nos Estados Unidos

Publicado em   22/jun/2013
por  Caio Hostilio

Foto 2 - DOMINGO - professores nos Estados UnidosVinte professores da rede pública estadual de educação do Maranhão, selecionados para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI), viajaram neste sábado (22), com destino aos centros universitários norte-americanos em que realizarão atividades de intercâmbio.

O grupo partiu de Recife, onde se encontrava desde a última quarta-feira (19), para realizar os últimos ajustes documentais em relação ao visto norte-americano e recebeu treinamento a respeito de costumes, hábitos, bem como sobre a rotina durante o curso.

O PDPI, idealizado pela Comissão para Intercâmbio entre os Estados Unidos e o Brasil (Fulbrigh), é organizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Capes), em parceria com a Embaixada dos EUA no Brasil e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).

O programa visa capacitar docentes de Língua Inglesa da educação básica em efetivo exercício na rede pública de ensino. Além disso, o curso, que oferece 540 vagas em nível nacional, terá duração de seis semanas, e possibilitará a inserção desses docentes em renomadas instituições americanas de ensino superior.

Para a supervisora de Currículos da Seduc, Rainilde Gomes Campos, essa é uma oportunidade ímpar para os professores. “Os selecionados poderão melhorar consideravelmente a qualidade de suas aulas e o aprendizado dos alunos, por terem uma vivência empírica com a língua e a cultura norte-americanas”, disse.

Durante o processo seletivo, que aconteceu entre fevereiro e março deste ano, os docentes realizaram o TOEFL ITP (teste de proficiência em Língua Inglesa) e tiveram que atender a alguns requisitos básicos, como ser professor concursado e estar em pleno exercício da docência no período de seleção.

O resultado, divulgado no fim do mês de maio, emocionou os professores, que se empenharam e se preparam da melhor forma. “É uma grande alegria poder viajar para uma jornada de aprendizado em outro país. Como docente de língua estrangeira, sempre almejei ter contato direto com a cultura de um país que tenha o inglês como língua nativa”, ressaltou Viviane Coimbra, professora do CE Manuel Beckman.

No momento da viagem, os professores se mostraram ansiosos e confiantes para iniciar sua jornada de atividades acadêmicas e culturais em solo norte-americano, que acontecerá até o dia 4 de agosto.

Todos os professores selecionados serão beneficiados com emissão de visto pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, sem ônus, passagem aérea internacional (ida e volta), traslado entre aeroporto e universidade, uma bolsa no valor de U$ 500, seguro saúde, alojamento em campus universitário e alimentação, além das taxas escolares e materiais didáticos que serão utilizados durante o curso.

Segundo a superintendente de educação básica da Seduc, Lucinete Vilanova, além desses benefícios, já previstos no edital de seleção da Capes, os professores contaram com todo auxílio logístico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O secretário Pedro Fernandes determinou que todo o apoio fosse dado a estes professores e assim foi feito. A Secretaria prestou todo suporte necessário”, destacou.

Após o regresso a suas escolas, cada professor deverá apresentar um projeto à Capes, em que insira nas práticas de sala de aula as vivências e metodologias aprendidas durante o programa.

A professora Tatiana Castello Branco, que ministra aulas de língua inglesa aos alunos do CE Benedito Leite (Escola Modelo), ressalta a importância dessa contrapartida. “Vamos trazer à prática do aluno as experiências apreendidas, dinamizando e tornando mais interessante os conteúdos”, garantiu.

 

Confira a Lista de selecionados do programa para o estado do Maranhão

Aline Ellen Aguiar de Holanda – São Luís.

Edysamia Domingas da Silva Lopes – São Luís.

Elberth Santos Araújo – São Luís.

Elis Cristina Loiola Oliveira – Timon.

Elisnane Souza Maciel – Imperatriz.

Eric Willian do Nascimento Carvalho – São Luís.

Flávio Gomes – Vitorino Freire.

Francisco das Chagas Sousa Andrade – Vargem Grande.

Francisco Gabriel Dias da Costa – Imperatriz.

Kionara de Maria Botão Ribeiro e Silva – São Luís.

Maria Zélia Ferreira Lopes – Bacabal.

Mary Micheline Nunes Bandeira – Imperatriz.

Patrícia Rosa Santana Guzman – São Luís.

Rodney Rodrigues Sousa – Santo Amaro.

Rosilda Loiola de Sousa – Paraibano.

Sarah Roberta de Castro Viana – Codó

Tatiana Rodrigues da Costa Castello Branco – São Luís.

Themístocles Vieira – Imperatriz.

Tiago da Costa Barros Macedo – Balsas.

Viviane Lima Coimbra – São Luís.

  Publicado em: Governo

6 comentários para Professores da Seduc participam de programa de intercâmbio nos Estados Unidos

  1. karol disse:

    como são as coisas, o velho caio tá caladinho, não fala nada e pau quebrando nas portas do palácio dos leões. a multidão clama por sarney com as seguintes chamadas: fica sarney, mais 50 anos, o maranhão é teu. o povo ama roseana, a guerreira é nossa. não precisa mudar, pior do que está não pode ficar.obrigado pela saúde, segurança e educação. estamos com os sarney, basta que eles mostrem a cara no momento da manifestação para ser aclamado.

    • Caio Hostilio disse:

      vai estudar administração pública para debater… Mobilidade urbana, transporte coletivo, péssima saúde em São Luis, assim como a educação, é de total responsabilidade do prefeito, com isso que se cobre dele onde foram aplicados os mais de R$ 300 milhões vindos para a saúde, os milhões e milhões vindos para educação e o porquê dele não ter porra nenhuma de planejamento para mobilidade urbana e sequer para o transporte coletivo…. Aprenda isso, miquinha amestrada!!!

  2. jr disse:

    kkkkkkkkkk ta puto!!!! o babão!!!! e ai velhinho agora lascou!!!

    • Caio Hostilio disse:

      Ah!!! você é o covarde que esculhambou a Wilna!!!! Não esqueça que teu IP está gravado… Veja o quanto você é otário, babaquera!!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos