Gestores escolares participam de oficinas para o uso do Siaep

Publicado em   22/maio/2013
por  Caio Hostilio

educaççaoPara socializar as ações de gestão das 186 escolas da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vem realizando uma série de oficinas para implementar o acesso virtual ao Sistema Integrado de Administração das Escolas Públicas (Siaep). Nesta terça-feira (21), a nova proposta do sistema organizacional da URE-São Luís teve com como público alvo os gestores escolares dos polos de Paço do Lumiar e São Luís, que participaram da oficina realizada no turno vespertino, no CE Y Bacanga.

A diretora de educação do ensino médio da URE-São Luís, Ana Lucia Barros, disse que, além de socializar as ações, as oficinas orientam e estimulam os gestores das escolas a acessarem o Siaep. “Queremos incentivar a participação, cada vez maior dos gestores no sistema”, explicou.

A primeira etapa das oficinas, que será encerrada nesta quarta-feira (22), serviu para orientar os gestores e professores das 186 escolas dos 13 polos da URE-São Luís e fortaleceu as ações no processo de ensino-aprendizado. “A realização das oficinas, que teve início na semana passada, repercutiu de forma positiva porque desenvolveu ações voltadas a sistemática de gestão integrada,” avalia Ana Lúcia.

Os encontros foram realizados nos laboratórios de informática das escolas centrais de cada polo para a socialização de ações, sistemas e programas oriundos dos diversos setores da Seduc e também do governo federal (PDE Interativo).

De acordo com o gestor da URE-São Luís, Francisco Solon, a gestão integrada objetiva aproximar as escolas e os diversos setores da Seduc, a partir da sistemática de acompanhamento que atenda o conjunto das escolas da unidade regional.

Ele explica que, com esta ação, a Seduc cria as condições para a efetivação das políticas educacionais no âmbito administrativo, pedagógico e financeiro, com foco na melhoria do processo de construção do conhecimento e, consequentemente, da elevação dos indicadores de sucesso das escolas da rede.

O Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas (Siaep) realiza o gerenciamento do Programa de Acompanhamento da Produtividade Escolar (Pape), uma ação afirmativa na elevação crescente do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Siaep também é uma ferramenta de trabalho que facilita aos gestores e professores a administração das escolas da rede estadual de ensino, controlando com as melhores tecnologias a frequência escolar, o rendimento dos alunos nas salas de aula e evasão escolar.

  Publicado em: Governo

Uma comentário para Gestores escolares participam de oficinas para o uso do Siaep

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos