Por que as gestões não funcionam corretamente no Brasil?

Publicado em   20/maio/2013
por  Caio Hostilio

É preciso convir que o Brasil têm três esferas governamentais independentes: Federal, Estadual e Municipal, mas que na prática não funciona por diversos fatores políticos, de má gestão e, principalmente, pelo auto índice de corrupção.

Não que o nosso país não tenha excelentes programas governamentais. Tem e é muito das vezes colocado em prática em outros países, cujos gestores são responsáveis com a coisa pública.

Conforme já mencionem aqui a vida política, social e econômica da Turquia, através da matéria “Turquia: um exemplo de determinação, organização e, principalmente, democracia!!!”, publicada no dia 17 de maio de 2013. Esse país mostra que todo o seu povo o ama e demonstram isso com vigor, haja vista que vemos nos edifícios, casas, prédios residenciais, lojas etc. a bandeira do país. Força de vontade de vencer!!!

konya 1Em visita ao sexto estado da Turquia, Konya, cuja capital é a cidade Konya, com uma população estimada em 1 milhão de habitantes, pude ver como uma excelente gestão, isso nas três esferas governamentais, nesse sexto estado turco.

konyaNa cidade de Konya, assim como nas outras cidades da Turquia, vi um sistema de transporte coletivo ímpar, pois existe o VLT, com duas linhas (ida e volta), movido a energia elétrica, que não polui, eu observei ainda, o sistema de ônibus bi-trem, além do coletivo normal. Um transporte coletivo que trabalha em sintonia com as necessidades dos usuários.

konya 2O sistema de coleta de lixo e a limpeza das ruas são algo impressionante. A urbanização, a engenharia de trânsito e a arborização são fatores importantíssimos para os turcos. É o país que tem as cidades mais arborizadas e floridas que vi até hoje.

Por outro lado, o governador de Konya busca atrair investimentos, fator que vem gerando emprego aos turcos, além de adotar um sistema agrícola (país todo) em forma de cooperativas, tal como o programa Agricultura Familiar no Brasil.

agriculturaA diferença é gigantesca. Na Turquia, as três esferas se reúnem e transformam essas cooperativas em pequenas cidades, mas com toda estrutura possível, onde as moradias são prédios de apartamento bem montados, com escola, saúde e outros serviços públicos. Exemplar.

Por que os gestores brasileiros não copiam esse exemplo gestão, que transformou esse país? Contudo, seria preciso que os políticos brasileiros fossem de fato a favor do bem-estar comum!!!

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos