O deputado Bira do Pindaré declarou, hoje (02), da tribuna da Assembléia Legislativa, que encaminhará à Mesa Diretora da Casa um pedido de instalação de uma CPI para investigar a pistolagem no Maranhão.
Em minha opinião, o Brasil está precisando ser passado a limpo e seria necessário, na verdade, uma CPI para apurar a “IMPUNIDADE” que sempre foi a mola propulsora para todo tipo de corrupção existente no Brasil.
As ilicitudes, os crimes do colarinho branco, os desvios dos recursos públicos, os desvios de conduta, o aumento assustador da pedofilia, dos estupros, do trafico de drogas e de armas e a pistolagem são todos reflexos da impunidade que o Código Penal Brasileiro caduco sempre deu com suas aberturas e a quantidade de recursos e embargos existentes.
A Constituição de 1988 é cidadã em vários aspectos, mas deixa a desejar em outros, porém umas PECs já a colocaram em estado democrático, contudo esses direitos e deveres esbarram nos ditames do Código Penal Brasileiro e nas Leis que regulamentam esse país, cujos resultados são constrangedores.
Hoje em dia o Judiciário legisla em causa própria, visto que o Legislativo não vem buscando modificações que possam transformar essa realidade. Poucos são os que estão imbuídos na mesma luta do senador José Sarney, para que modifiquem urgente o Código Penal Brasileiro.
É preciso que o mal se corte pela raiz e a raiz está na impunidade, nas vantagens que algumas classes têm sobre as outras perante a Justiça… Numa Democracia Consolidada os Direitos e Deveres são igualitários a todos os cidadãos. Independente de classe social, posição hierárquica, cor, religião, grau de instrução, opção sexual etc.
Não adianta falsear a realidade dos fatos, tudo que acontece hoje no Brasil e no Maranhão é o reflexo da IMPUNIDADE e se ela não for combatida em sua plenitude, em todos os seguimentos sociais, jamais vão banir qualquer mal que aflige a coletividade.
Publicado em: Governo
Nosso Codigo Penal é defasado, possui inumeras brechas que permitem em muitos casos que uma pessoa que matou, ou roubou, ou traficou drogas, ou seja la o que for nao fique nem 2 dias preso. Nunca os advogados e outras pessoas relacionadas a justiça ganharem tanto dinheiro Caio. Sao os chamados advogados porta de cadeia, cobram 5, 10 mil sei la, para soltar um cara que ja matou, roubou, fez o inferno solto e o pior, com pessoas inocentes. Porque que em outros países, tipo nos EUA, o cara quando vai tentar praticar algo do tipo ele pensa (pelo menos imagino) um pouco mais antes de agir?? Porque pra lá, as leis sao rigorosas, sao cumpridas, a justiça nao é tao morosa quanto a daqui, entrou errado la, o cara ta é ferrado. Porra Caio, o Estado gasta 2 mil reais por mes com 01 preso. Nós temos no MA aproximadamente 8.300, olha que loucura. Excelente o artigo
E pior ainda de tudo. Por conta de termos em nosso país uma desigualdade absurda, tem gente que pratica alguma atrocidade para ser preso porque la ele pelo menos vai ter um prato de comida. Enquanto isso, 5% da populaçao do nosso país estao numa verdadeira farra miserável com o nosso dinheiro.
Aí estar a desingualdade social… antes, muitos queriam servir o exército, pois tinham um ano de salário, comida e boa dormida…
Acho que a luta no Brasil deve ser primeiro pela impunidade e pra isso, deve-se mudar as leis, principalmente o código penal que já caducou há mais de 20 anos…
Concordo com vc meu amigo. O problema é que isso ainda irá levar alguns longos anos!!
Com certeza… Todos são conscientes que a impunidade sempre foi o combustivel da corrupção e suas demais formas de violência contra a vida humana…
Quero lembrar ao Bira,que deveria ser criada naõ só as CPI’S mas,processos trabalhista àqueles que naõ trabalham nas suas empresas passam a vida a disposiçaõ de sindicatos,recebendo vantagens indevidas no desempenho de funções publicas,parlamentares entre outras.Passar a limpo mesmo, naõ só os atos “indignos”contra o povo, como tambem as pessoas que os praticam colocando-os nos bancos dos “reus”alijando-os do convivio da sociedade de homens de bem.
Sem acabar com a impunidade nesse país não haverá nunca democracia e respeito a vida e os direitos e deveres humanos…
Tudo demagogia e hipocresia !
Com certeza… O mal se corta pela raiz e a raiz de tudo é a impunidade…
Professor, sabemos que a impunidade é a mãe da violência… Para dar uma basta em tudo isso, só precisamos colocar em prática a constituição defendida por Capristrnio de Abreu, que defendia:
“Art. 1º – Todo brasileiro deve ter vergonha na cara
Art. 2º – Revogam-se as disposição em contrário”.
Também acho!!!