Alguns dos motivos, abaixo, que mostram a importância de José Sarney na política brasileira…

Publicado em   15/out/2012
por  Caio Hostilio

Novos e antigos servidores do Senado foram homenageados pela Casa na manhã desta segunda-feira (15). A solenidade faz parte das comemorações do Mês do Servidor, celebrado no dia 28 de outubro.

Durante a cerimônia, realizada no clube da Associação dos Servidores do Senado Federal (Assefe), em Brasília, 260 servidores que ingressaram este ano na instituição por meio de concurso público receberam as boas-vindas do Senado.

A iniciativa da Diretoria-geral e da Secretaria de Recursos Humanos, com o apoio do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis) e da Assefe também serviu para agradecer aos servidores mais antigos pelos serviços prestados ao Senado e à sociedade. Eles foram indicados – um total de 224 funcionários – pelos seus respectivos setores para receber o diploma de “Honra ao mérito funcional”.

Em seu discurso, Sarney fez ainda um balanço de sua administração e de seus cinco mandatos como senador. Ele lembrou que propôs na década de 1970 aorganização de comissão – da qual foi membro – para estudar a criação de um centro de processamento de dados e informação, o Prodasen, que originou a atual Secretaria Especial de Informática.
Assinalou que em 1994, em seu primeiro mandato como presidente da Casa, iniciou o processo de reorganização da estrutura administrativa do Senado. Lembrou também da criação dos veículos de comunicação da Casa como forma de conferir maior transparência ao processo legislativo.

– Sempre tive grande paixão pelo Senado. Procurei sempre ser um renovador. Gostei sempre de ser alguém que olha para frente; não para trás – assinalou Sarney.

A visão de futuro de Sarney e sua contribuição no processo de modernização administrativa do Senado foram citados pela secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, e pela diretora-geral, Dóris Peixoto.

– Esse congraçamento entre antigos e novos servidores se reveste de importância singular neste momento vivido pelo Senado e pela administração, um momento de mudança, de transformação, rumo a uma instituição mais moderna e transparente. Mas não se muda sem um comandante. O presidente Sarney foi o grande incentivador do processo de modernização administrativa. – disse Dóris Peixoto.

Claudia Lyra afirmou que a gestão atual do Senado reflete um serviço público de qualidade prestado à sociedade brasileira.

– Pensar e agir em prol do servidor, renovação de quadros, permanente capacitação valorização são frutos de um serviço publico de qualidade que o Senado presta à sociedade brasileira – disse Claudia Lyra, ressaltando que Sarney tem conduzido a Casa com “diretrizes de mestre”.

Sarney tem expectativa positiva em relação ao anteprojeto do pacto federativo

Reduzir o desequilíbrio entre as unidades da Federação. Esse é o principal objetivo da comissão de especialistas instituída pelo Senado para analisar a questão federativa no país, e que entregará seu relatório final nesta quarta-feira (17). O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), tem uma expectativa positiva em relação ao anteprojeto. Para ele, as sugestões da comissão ajudarão muito no trabalho dos parlamentares, que têm entre outros desafios, definir novo modelo de distribuição dos royalties do petróleo e Fundo de Participação dos Estados (FPE).

– [O trabalho da comissão] é uma contribuição importante de pessoas que estão pensando também a Federação. As relações da Federação cada vez mais elas se esgarçam. E não podemos esquecer que a Constituição diz que duas coisas são imutáveis: a Federação e a República, então têm que ter um zelo muito grande pelos dois – disse Sarney nesta segunda-feira (15).

No relatório final, as sugestões da comissão — presidida pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim – estarão reunidas em nove anteprojetos de lei e duas sugestões a matérias que já tramitam no Congresso Nacional.

Além de royalties e FPE, as sugestões da Comissão do Pacto Federativo também abrangem temas como guerra fiscal e dívidas dos estados.

  Publicado em: Governo

24 Responses to Alguns dos motivos, abaixo, que mostram a importância de José Sarney na política brasileira…

  1. Antonio Lima disse:

    Concurso no Senado e na Câmara… e na Assembleia do Maranhão, quando isto vai acontecer?
    Ai pessoal do MP, essa é pra vocês, já que o presidente daquele Poder não segue o exemplo do senador José Sarney, bem que vocês poderia exigir o cumprimento das leis deste País, por que dirige aquela Casa.
    Ah! só pra não perder a oportunidade: alguém se habilita a dizer quantos servidores, empregados, prestadores de serviços e terceirizados ou algo que o valha existem pendurados na folha de pessoal da “casa do povo”?
    Quem souber…
    Não é por menos que o senador José Sarney é um político que muitos o criticam, mais ninguém tem coragem de o acusar e apresentar provas de irregularidades na sua gestão. Esse é só mais um entre tantos belos exemplos que o Senador apresenta para a Nação, e para aqueles, que como ele administram casas legislativas, por este País à fora!
    Belo exemplo Senador e parabéns!!!

    • Caio Hostilio disse:

      Antônio, Sarney aos 82 anos vem lutando pela distribuição correta dos repasses para os estados e ainda é autor do projeto mais debatido nesse país na atualidade, o novo código penal… Aí os motivos pelos quais ele se mantem nas grandes decisões desse país.

      • Antonio Lima disse:

        É Professor, o dito popular nos ensina que: “ninguém atira pedra em árvore que não dá frutos”.
        Existem pessoas que acreditam que só pelo fato de falar mal de José Sarney é garantia certa de que são donos da verdade, são de uma intelectualidade sem igual e acima de tudo são o suprassumo da moralidade.
        Os que dizem que o Sarney é o responsável por tudo que de ruim existe nessa Terra e ele é o único responsável pelo “atraso do Maranhão” não levam em consideração que foi José Sarney o Governador que mais contribuiu com as transformações que mudaram definitivamente a história de isolamento e de atraso em que sempre viveu o povo desse Estado, vejamos:
        – Ninguém fala que foi José Sarney o mento do projeto rodoviário que abriu as estradas lingando as áreas isoladas aos centros – o asfaltamento da Estrada São Luis – Teresina foi feito por Sarney ;
        – Não se ouve uma só palavra sobre a construção do Porto do Itaqui, Barragem do Bacanga, do Flores, ponte do São Francisco;
        – Ninguém comenta que José Sarney atacou de forma implacável o problema do analfabetismo crônico (mais de 80% da população) através do projeto “JOÃO-DE-BARRO”, construiu a maioria das escolas que ainda hoje servem de forma precária as necessidades da população dos mais diversos municípios ,nos ricões desse Estado e implantou um projeto pioneiro de educação à distância (Tv-Educativa), criou condições e implantou de forma abrangente a educação superior criando a UEMA, a Fundação, que se transformou no que hoje é a UFMA;
        – Esquecem os difamadores que Sarney foi quem lotou de forma incansável para que os grandes projetos que hoje geram empregos nesse Estado fossem aqui instalados, é claro que a natureza nos foi generosa, e por isto a VALE exporta o seu minério através do Maranhão, pelo complexo Portuário do Itaqui, onde a Empresa construiu seu Porto;
        – Os que difamam o Sarney não se dão conta que ele sozinho fez por este Estado o que nenhum outro político foi capaz de fazer, que foi contribuir para a mudança de mentalidade na gestão da coisa pública, muitos não se dão conta, mais Sarney sempre valorizou o talento, a criatividade e o mérito daqueles que fizeram e fazem parte das equipes por ele formada – alguém lembra de BANDEIRA TRIBUZI, JOAQUIM ITAPARY, BENEDITO BUZAR e da grande contribuição desses Técnicos no planejamento, na formação e concepção do projeto “Maranhão Novo”?
        – Quem senta no sofá à frente de uma televisão não se dá conta que a energia, que é necessária para fazer o equipamento funcionar teve uma grande contribuição do Sarney, pois muitos dos projetos de construção de usinas e de rede de distribuição de energia, que leva luz para as mais diversas regiões desse Estada – alguém sabe alguma coisa sobre “BOA ESPERANÇA” e a sua importância para a vida econômica do nosso Estado?
        Portanto, os que se arvoram a criticar o maior Político vivo deste País, deveria usar da inteligência e cobrar dos que estão à frente do comando dos 217 municípios e nada fazem para mudar a triste realidade de miséria em que vive a maioria absoluta da população.
        Falar mal de José Sarney é fácil, mito fácil quero vê é transformar sonhos em realidade, assim como ele o fez construindo tudo o que ainda hoje serve o nosso Povo.
        Viva Sarney!

        • Caio Hostilio disse:

          Antônio você disse tudo… Foi o Sarney que trouxe pra cá o hospital sarah e uma das mais ferrovias, que antes era criticada e hoje é o sonho de consumo de todos os produtores agricola e industriais – A Norte/Sul, haja vista que a diminuição do preço com a logística, leva o país a competir no mercado internacional!!!

  2. ROBIN HOOD DO SERTÃO MARANHENSE disse:

    A História registra, em uma de suas mais belas páginas, o discurso de Fidel Castro ao ser preso pela tentativa de tomada de poder em Cuba, na década de 50 do século passado. O título era: ” A História me Absolverá!”. Sarney, com sua vida medíocre, assassina, roubando milhões e milhões dos cofres públicos do Maranhão, destruindo vidas e escravizando todo um povo, deveria também fazer um discurso memorável, que sugiro tenha o seguinte título: ” A História me Condenará!”.

    • Caio Hostilio disse:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK… Camarada, Sarney não sequer um processo contra ele, além de ser respeitado por todos… A partir de 2002, que os jornalões paulista é que começaram a perseguí-lo por ele ter dado apoio total a Lula… Serra e o PSDB não o perdoam!!!!

  3. Amiga do Robin Hook disse:

    É sério q vc está elogiando José Sarney? Só falta elogiar a filha.Um dos maiores motivos do atraso do nosso sofrido Maranhão é esta família ainda estar no poder, sugando e tentando enganar famílias miseráveis deste Estado, que não tem saúde de qualidade, rodovias, educação….enfim..É DE FATO um dos estados mais atrasados do Brasil.Não lhe conheço, cheguei na sua página por acaso e não faço a menor ideia pq vc elogia J. Sarney. Um dia a casa deles cai, talvez seja melhor fazer um jornalismo mais neutro. Ou confessar expressamente o lado que vc está (seria mais justo com seus leitores). Lamentável um texto como esse vir de um jornalista. Acho pouco provável q você publique este comentário, diga-se de passagem.

    • Caio Hostilio disse:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK… Só para te deixar com mais raiva e ódio ainda, tudo que existe em São Luís foi feito pelo governo do Estado, principalmente pelos de Roseana… Enquanto isso, os teus ídolos se aliaram a Kabão, Eduardo Castelo Branco, Zé Arlindo, Tema, Rubens Pereira e Humberto Coutinho, ainda saquearam o Ministério do Esporte e o do Trabalho… Quer mais, camaradinha?

  4. Amiga do Robin Hook disse:

    E o filme “dos Sarneys” está sim totalmente queimado no Brasil afora devido ao enriquecimento ilícito desta família. Deplorável esta matéria. Realmente fiquei triste.

    • Caio Hostilio disse:

      Sua tristeza é de ódio, pois ele é o maranhense mais ilustre da história, coisa que deixa os invejosos loucos, como você!!!

  5. karolina disse:

    muito bem professor, o endeusamento de sarney de que adianta aos milhares de lares que não tem o que comer, dos jovens que tem uma péssima formação escolar pública, dos que moram em casa de palha que joão alberto acha normal, dos palafitados sem moradia, dos maranhenses que clamam por água em pleno seculo 21, pela mortandade causada pela violência da segurança ineficaz do governo do maranhão, dos doentes que não tem assistência e nem atendimento nos 72 hospitais prometidos por sua filha, quer mais? é preferível não ter tanto adereço, mais ter brilho de verdade em prol da verdade, da humildade.

    • Caio Hostilio disse:

      E por que os aliados de Flávio Dino, os gestores municipais, não fizeram nada até hoje? Ah!!! porque são canalhas e ajudaram a dar sumiço em bilhões e bilhões que vem para os municipios do Maranhão, que é seis vezes mais o orçamento do estado… Por que ele soltou Tema quando da Operação Navalha? Ummm porque Tema lhe deu votos em 2006 sem que ele fosse um só dia em Tuntum… Esse teu papo de galinha goguenta só cola pra cima de otário…

  6. Rodrigo disse:

    É por essas e outras que o carioca, paulista, gaúcho e paranaense sempre zombam da nossa cara.
    Um estado que influencia em 0,9% o PIB Brasileiro;
    Um estado que o que produz é exportado e mandado para os outros estados da federação;
    Tudo que consumimos em nosso estado vem de estados vizinhos. O Maranhão é pobre, em qual uma oligarquia que domina o estado há 50 anos e que só trouxe prejuízos econômicos e sociais.
    Claro que José Sarney é importante, ele não será esquecido jamais! Até porque ele é o principal retrato da corrupção no Brasil. Não há como descartar Sarney.

    • Caio Hostilio disse:

      Você é completamente desinformado… Um miquinho amestrado que repede os que os falsos moralistas de dizem!!!!

    • Amiga do Robin Hook disse:

      Disse tudo. É o maior retrato da corrupção no Brasil, por isso não há como esquecê-los. E justamente, como disse uma outra pessoa abaixo, ele não é respeitado, é temido. Mas o povo tá acordando (Roseana não poder descer do helicóptero em algumas cidades do interior pois o povo não adimitiu é uma conscientização política q não existia).

      • Caio Hostilio disse:

        Você e suas histórias mirabolantes sem pé nem cabeça!!!! Cara, seu teu ódio, inveja e rancor não leva a lugar algum a verdadeira história… Contra fatos não existem argumentos, ainda mais idiotas como os teus!!!

  7. ROBIN HOOD DO SERTÃO MARANHENSE disse:

    Sarney, caro blogueiro, não é respeitado: é temido! Respeito é ser referenciado pelos seus contemporâneos por ações relevantes, pela nobreza de caráter, pelo altruísmo e amor à sua terra e à sua gente, no caso de políticos. Exemplo claro disso está na figura de um Gandhi ou um Churchill. Mas, Sarney? Quais ações relevantes esse cidadão fez em toda a sua vida? Enriquecer brutalmente sua família e outras tantas de apaniguados ou cúmplices seus, como os Lobão e os Fecury,às custas do empobrecimento e miséria de seu povo? Qual nobreza há em um cidadão que aplaude a instituição, por parte de uma Ditadura Militar, do AI-5, que suprimiu todo e qualquer direito político de seus cidadãos? É altruísta alguém que, mesmo perdendo uma eleição pelo voto popular e democrático, usa de todos os meios para derrubar o adversário vencedor de sua filha mimada, apenas para devolver-lhe o Estado que ela acha que é a legítima dona, como presente ?
    Se se fizer uma enquete, envolvendo todo o Brasil, de gente que lê de verdade, sobre quem mais bem representa a corrupção, ele será, sem dúvida, o mais votado. ELE É O SÍMBOLO MÁXIMO DA CORRUPÇÃO E A VERGONHA DO MARANHÃO.
    A História, caro jornalista, não deixa de ser cuel com algumas figuras. Sarney será mais lembrado pelo livro Honoráveis Bandidos do que por Maribondos de Fogo…A ele já foi reservado um lugar todo especial: LIXO…

    • Caio Hostilio disse:

      Camaradinha, você vai ficar louco. Os teus ataques a Sarney são meramente de quem tem ódio, inveja, rancor… Sentimentos que diminuem a alma. Procure aprender mais para debater sobre esse assunto. Observa-se que você se limitou apenas ao que teus “líderes” te passou.

  8. ROBIN HOOD DO SERTÃO MARANHENSE disse:

    Plhando-se todas as respostas dos teus leitores, percebe-se facilmente que quem está louco é você, por ser um dos mais anacrônicos jornalistas a ainda defender uma oligarquia corrupta e vingativa como a de Sarney. A tua escrita, se fosse bem direcionada, serviria para libertar nosso povo dessa verdadeira tirania que o acorrenta há meio século. Mas tu não consegues abdicar do vil metal , ainda que seja por alguns míseros trocados. Tu gostas de estar sobejando as migalhas que te dão em troca da defesa dos interesses deles, atacando a honra e a reputação de outrens.
    Liberte-se, cresça pra você mesmo e faça com que seus íntimos não tenham vergonha de dizer que são livres. Não os condene a uma vida de joelhos…

    • Caio Hostilio disse:

      Camarada, você chegou a me ameaçar hoje em outra postagem… Os IPs são identicos e fácil de localizar. Por outro lado, você acha que estou aqui para aceitar xingamento e ficar calado? A resposta é com xingamento… Se debater no campo das idéias, eu debato, sacou, camarada.
      Você defende um bando de canalhas metidos a moralistas, quando na verdade não passam de corruptos, ladrões, safados e agentes da bandidagem…
      Portanto, não venha querer sair pela tangente com esse teu falso moralismo…

  9. Amiga do Robin Hook disse:

    Tenho que pedir desculpas aos jornalistas quando o chamei assim numa outra postagem. Tive a curiosidade de voltar aqui para ver o que vc tinha escrito sobre a minha postagem. Gosto do debate inteligente.Vc escreveu (KKKKKKKKKKKK e mais algumas coisas). Não dá cidadão, vc é muito limitado intelectualmente. Mas tenho esperança pois a maioria das respostas são de pessoas que pelo menos sabem escrever diferente de um “KKKKKKKKKKKKKK vc só sabe repetir coisas que leu” ou coisa parecida.

    • Caio Hostilio disse:

      Camarada, não sei nem quem é você. E o teu acesso para mim é o mesmo que de um rato, ou seja, não faz difença alguma. Ainda mais por ser um rato imbecil.

      • Amiga do Robin Hook disse:

        Vc não consegue fazer um debate inteligente. Simples assim. Por isso usa palavras ofensivas contra as pessoas que não concordam com suas matérias. Essas palavras ofensivas são suas e a opinião que vc tem de vc ( qq um q tenha um pouco de conhecimento sobre psicanálise sabe disso). “Rato”, “imbecil” é tão imaturo que chego a ter pena.

        • Caio Hostilio disse:

          Camarada rato, você acha que com esses teus papos de frango vai ao menos me atingir? Rato babaquinha, essa tua conversa pega pra cima da rapaziada que serve de miquinho, agora pra cima de muá, esquece!!! Essa tua mania de intelectual serve para os teu camaradinhas daqui, agora pra cima de um camarada de fora, rsrsrsrsrssrsrs… Vejo que teus argumentos são de rato ou quiçá de um catatau!!! Tenho pena de você, ainda mais sabendo das tuas presepadas lá na região tocantina…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog