Você, o seu prefeito ou seu candidato a prefeito sabem das prerrogativas de um gestor municipal?

Publicado em   06/jun/2012
por  Caio Hostilio

Sinceramente são poucos os cidadãos que conhecem de fato as prerrogativas de um gestor público. Também, pode-se afirmar que mais de 70% dos prefeitos e os que se candidatam desconhecem por completo o que é de fato uma gestão pública e, com isso, passam a confundir o público com o privado.

Como é de praxe no Brasil, os ditames das leis que regulamentam esse país não são passados didaticamente para o seu povo, com isso é observado o quanto a corrupção, seguida da impunidade, prolifera cada vez mais, haja vista que os cidadãos não sabem como fiscalizar…

Existem três esferas governamentais independentes: Federal, Estadual e Municipal, cujas responsabilidades vão do gerenciamento dos recursos até a procura de meios que melhorem o bem-estar da coletividade.

O Poder Executivo municipal é exercido pelo prefeito, que é o responsável pela administração do município. Isso inclui a realização de obras, a prestação de serviços públicos, tais como saúde, educação, abastecimento de água, limpeza das ruas e etc.

Ele também é responsável pela execução de ações que beneficiem a comunidade, como programas de apoio ao agricultor, e pela fiscalização do cumprimento das leis aprovadas pelos vereadores. O prefeito deve prestar contas de seu trabalho à Câmara de Vereadores e aos cidadãos.

O bom prefeito é aquele que está a serviço do município, conhece as necessidades de cada comunidade e resolve seus problemas. Não só administra com dedicação e seriedade, mas também presta contas de seu trabalho. Ele ajuda a criar as condições para que a comunidade se desenvolva. A melhor prova do trabalho de um bom prefeito são as melhorias que ele produz no município.

Por ser conduzido ao cargo por voto direto e secreto, com apoio de relevante eleitorado local, o prefeito se transforma em porta-voz dos interesses do povo.

As atribuições do prefeito não se restringem a negociar convênios e conseguir benefícios e auxílios para o município que administra. O prefeito é o representante legal do município perante a Justiça e em outros atos legais, administrativos e sociais.

O prefeito e o vice-prefeito eleitos prestarão o compromisso de cumprir a Constituição Federal, observar as leis e promover o bem geral da população.

Diante da responsabilidade do prefeito, antes de votar, procure saber se o seu candidato sabe de suas prerrogativas e se tem de fato conhecimento em gestão para o bem-estar dos munícipes!!!

  Publicado em: Governo

2 Responses to Você, o seu prefeito ou seu candidato a prefeito sabem das prerrogativas de um gestor municipal?

  1. Antonio Lima disse:

    Professor, bom seria vê esses ensinamentos, que você tão bem os colocou nesse atrigo sendo ensinado nas escolas para as nossa crianças, adolescentes, jovens e até para os adultos, que hoje entram as escolas em busca de melhorias nas suas condições de vida.
    Lamentavelmente não é esse tema abordado nas grande curriculares das escolas, e ficamos com a falsa sensação de que estamos educando os estudantes para o “…exercício pleno da cidadania…”, fato que na verdade é apenas uma ilusão, pois como é sabido a escola deixou há muito de contribuir com esse papel, preocupando-se apenas em transmitir o conhecimento científico, sem levar em contas as questões outras, que são imprescindíveis para a formação de um cidadão consciente e com capacidade de agir e lutar por uma sociedade mais justa e um mundo melhor.
    Isto é um tema que a sociedade e a classe política deveria colocar na ordem do dia, quem sabe assim mudaríamos esse quadro vergonhoso que temos hoje, onde um aluno termina o ensino médio sem ter a mínima noção dos direitos e dos deveres que todo cidadão tem perante a sociedade, e não é por menos que o individualismo toma de conta da vida das pessoas, pois falta-lhes esse elemento, que é indispensável à formação de uma sociedade justa e igualitária.
    Por falar em direitos previstos na nossa Carta Magna, veja que já estamos no meio do ano, e até o presente momento muitas escolas da rede municipal ainda não iniciaram o ano letivo, deixando milhares de famílias com suas crianças, adolescentes e jovens fora da sala de aula e sem a educação a que tem direito, e não se tem conhecimento de uma medida sendo tomado pelas autoridades para corrigir essa pouca vergonha e obrigar o gestor a cumprir com o que determinam as nossas leis.
    Deve ser por isso que presidentes, governadores, prefeitos, a classe política em geral e todos os que cuidam e lidam com os interesses coletivos e tomam decisões fazem e deixam de fazer e tudo fica por isso mesmo, pois o povo é desprovido das ferramentas necessárias para mudar tudo isso, que é uma educação transformadora, calçado em valores e forme homens e mulheres conscientes dos seus direitos e das suas obrigações.

    • Caio Hostilio disse:

      Antônio, é exatamente por isso que os debates são no senso comum… As pessoas não sabem como funcionam as regras, os fluxos, as rotinas, os ditames das leis que regulamentam esse país, além da falta de conhecimento em direitos e deveres cívicos.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog