É certo afirmar que o Maranhão atualmente tem dois grupos distintos que disputam o estado politicamente: Brandonistas e Dinistas.
É certo afirmar, ainda, que a luta é a de marcar posição para 2026, cujo Brandonismo quer manter a hegemonia do grupo e, assim, poder fazer o substituto de Carlos Brandão no Palácio dos Leões, além de eleger as duas vagas para o Senado, um grande número de deputados federais e deputados estaduais. Vale lembrar que o grupo do governador Carlos Brandão saiu muito na frente pelas disputas municipais.
Do outro lado, tem os Dinistas, que viram o grupo dimunir bastante, mas que apostam as fichas no poder do atual ministro do STF, Flávio Dino. O grupo vem se utilizando da judicialização para medir forças e espera obter êxitos.
O Brandonismo tem Iracema Vale, municipalista, como uma forte concorrente ao Palácio dos Leões, com isso seria fundamental tirá-la do comando da Assembleia Legislativa. A tirando do comando do Legislativo, com certeza Carlos Brandão ficaria vulnerável nos Leões.
Os dinistas apostam todas as ficha em Filipe Camarão para o governo do Estado, isso se possível antes de 2026.
As pedras do tabuleiro se voltam para o STF, onde será decidido o futuro do comando da Assembleia Legislativa. Não se sabe se será uma decisão política, que teria como vencedor os dinistas, ou jurídica, que daria a vitória para os Bandonistas.
Os brandonistas estão unidos em apoio a Iracema Vale, cujos deputados federais saíram em sua defesa: Rubens Júnior(PT), Duarte Júnior (PSB) Aluisio Mendes (Republicanos), Marreca Filho (Podemos) e, agora, o Ministro dos Esportes, André Fufuca(PP). É importante ressaltar que a presidente Iracema tem o apoio do MDB e do PSB, partido do vice-presidente da República.
Os dinistas, por sua vez, tem o apoio do PDT de Weverton Rocha e de Ana Paula (ambos senadores), do PCdoB do deputado Márcio Jerry, que saiu em defesa do deputado Othelino Neto.
De todo modo, é preciso esperar qual será a decisão da ministra Cármen Lúcia, que é rígida com suas decisões, sempre dentro dos conceitos éticos e republicanos.
Publicado em: Política