Em 5 municípios haverá 2º turno e apenas Eduardo Paes (PSD), que não usou imagem do petista, foi eleito no Rio; presidente esteve em outras 4 cidades onde não apoiou ninguém.
Os resultados das eleições deste domingo (6.out.2024) mostram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conseguiu ter influência suficiente para ajudar a eleger aliados em 22 cidades que visitou desde 20 de julho, quando começaram as convenções partidárias. Só 6 candidatos tiveram sucesso ou foram para o 2º turno.
Nesse período, o presidente fez viagens institucionais aos municípios para anunciar investimentos do governo federal e obras nas regiões. Embora tenha falado sobre candidatos em alguns dos eventos ou entrevistas que deu nas visitas, praticamente não participou de atos de campanha. No total, Lula esteve em 26 cidades, mas em 4 não declarou apoio a ninguém.
Dos nomes apoiados pelo petista, apenas Eduardo Paes (PSD) se reelegeu para a Prefeitura do Rio. Embora tenha o apoio de Lula, Paes evitou usar a imagem do presidente na sua campanha por constatar que sua rejeição aumentava.
Lula subiu apenas no palanque de Guilherme Boulos (Psol), candidato a prefeito de São Paulo. O deputado federal passou para o 2º turno neste domingo ao obter 29,07% dos votos válidos (aqueles dados ao candidato excluídos brancos e nulos). Ele disputará a prefeitura com Ricardo Nunes (MDB), que obteve 29,48% dos votos válidos. O 2º turno será realizado em 27 de outubro.
Ainda assim, a presença do petista no pleito paulistano ficou aquém do que a campanha de Boulos esperava. Desde julho, quando sua candidatura foi oficializada, o deputado contou com a presença de Lula em apenas 2 dias:
Continue lendo lendo no Poder 360 aqui
Publicado em: Política