Não consegue nem gerir seu território!!! Estudo aponta que dois estados do Nordeste estão avançando em território de outros dois estados

Publicado em   15/abr/2024
por  Caio Hostilio

De acordo com Marcos Pereira da Silva, coordenador de estudos cartográficos da Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan-PI) e consultor técnico do GT, o Ceará teria ultrapassado 160,998 km² da fronteira com o Rio Grande do Norte e 518,804 km² com Pernambuco.

A pesquisa considerou as diferenças entre os limites territoriais definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Analisando as duas demarcações do IBGE, a que vigorou de 1991 até 2000 e a alteração feita após 2000”, explica o especialista.

Veja também:

Um alvará de 1770 e até uma declaração do papa fortalecem a posição do Piauí no litígio com o Ceará.
O Piauí poderia negociar territórios desabitados do Ceará em um processo histórico de disputa territorial, segundo Franzé.
Nesse contexto, o GT também estima que o Ceará teria expandido seu território em 507,033 km², além da área de quase 3.000 km² atualmente em disputa pelo Piauí no Supremo Tribunal Federal (STF). “O Piauí foi o único estado a levar essa questão ao STF”, enfatiza Marcos Pereira.

O portal Cidadeverde.com contatou as Procuradorias Gerais do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, mas não obteve resposta até o momento da publicação deste artigo. O espaço permanece aberto para futuras manifestações sobre o estudo do Piauí.

No STF, o caso está sob a supervisão da ministra Cármen Lúcia, que aguarda a finalização de um relatório territorial em elaboração pelo Comando do Serviço de Cartografia do Exército Brasileiro e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT). A conclusão do estudo está prevista para este ano.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos