O engrandecimento escolar!!! Prefeitura de Caxias (MA) participa do Encontro Estadual sobre Violência no Ambiente Escolar

Publicado em   22/mar/2024
por  Caio Hostilio

Nesta quarta-feira (20), representantes da Secretaria Municipal de Saúde participaram do Encontro Estadual Sobre Violência no Ambiente Escolar: “Desafios e possibilidades para promover a cultura da paz”. Na ocasião, estiveram presentes a coordenação da Atenção Primária à Saúde, coordenação de Vigilância Epidemiológica, coordenação de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), e do Programa Saúde na Escola (PSE).

O objetivo foi discutir estratégias para combater a violência no ambiente escolar. Na oportunidade, foram debatidos temas como: Construção da paz e violência na perspectiva da legislação vigente, a importância do cuidar da saúde mental e emocional no ambiente escolar, além da importância da prevenção da violência no ambiente escolar.

O evento envolveu cidades de toda região Macro Leste. O coordenador estadual de vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Afonso Henrique Lopes, falou sobre o evento. “Foi verificado, como no Brasil e no resto do mundo, nosso estado tem tido um aumento de casos de violência no ambiente escolar, entre alunos, entre professores e alunos. Existe um âmbito escolar em que acontecem muita coisa e precisamos estar trabalhando essa questão. Outro fator que nos leva a essas reuniões, além do número de casos crescente, é a subnotificação”, disse.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, também participou do encontro e reafirmou o compromisso em investir na parte preventiva, como a gestão municipal já vem fazendo. “Um evento como este é de suma importância, pois abraçamos diversos municípios da Macro Região Leste. A importância que tem a educação também no campo da segurança, da necessidade de implantar atividades da saúde dentro da educação, além de discutir a importância da família dentro do âmbito escolar”, frisou.

A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Celia Damasceno, ressaltou a importância do debate. “Reunir toda a macro leste vai nos ajudar a abrir alguns horizontes sobre a violência no ambiente escolar. Caxias já vem fazendo esse serviço, quando implantamos no ano passado o decreto lei da paz nas escolas, hoje já estamos vivenciando a paz nas escolas com o Projeto de Vida que trata dos princípios e valores que as famílias devem continuar solidificando para a partir disso refletir dentro da escola, a paz”, contou.

“Eu acho que é um conteúdo que deve ser abordado cotidianamente, pois é uma das práticas que mais acontecem no Brasil, tanto no ambiente escolar, quanto familiar e empresarial, pois tem muitas pessoas que estão em situação de violência e não sabem por não ter acesso à informação”, disse Samuel Lucas, aluno da Escola João Lisboa.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão, destacou sobre as subnotificações. “A vigilância entra nas notificações, pois quando acontece uma violência no ambiente escolar, sabemos que pode gerar problemas futuros, que é quando entra as Doenças e Agravos não Transmissíveis. Às vezes é uma depressão, ou outro problema psicológico, que não vai transmitir, mas vai repercutir na sua vida, para isso devemos notificar para que venham políticas públicas”, finalizou.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos