Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro disse nesta quarta-feira (12) que uma “fraude eleitoral” levou ao poder em 2018 “quem jamais ganharia eleições livres e limpas”.
Lula não pôde concorrer em 2018, por estar preso após condenação em segunda instância em processo da Operação Lava Jato. Um ano antes, o então ex-presidente lançara sua pré-candidatura à presidência exatamente na expectativa de não ser preso — e não o contrário, como sugere Janine.
A disputa presidencial em 2018 não evitou a prisão de Lula, mas o manteve vivo politicamente, a ponto de conseguir deixar a cadeia no ano seguinte e disputar e vencer a eleição de 2022.
"Agora que acabou a assim chamada República de Curitiba, golpista, sua vitória marcará a volta de Curitiba à República, aos valores republicanos", diz a @LulaOficial o presidente da SBPC e ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro. Ele disse que uma "fraude eleitoral" levou… pic.twitter.com/U5gl4nYoxp
— O Antagonista (@o_antagonista) July 12, 2023
Publicado em: Política