O I Arraiá da Inclusão, promovido pelo deputado estadual Neto Evangelista, foi marcado por muita diversão, acessibilidade e empatia. Ocorrido neste domingo (02), no Sesc Olho D’água, o evento contou com atrações culturais e foi todo adaptado para pessoas atípicas.
Neto Evangelista luta pelos direitos das pessoas com deficiência e tem um trabalho significativo pela causa dentro e fora do parlamento. Segundo o deputado, o Arraiá da Inclusão foi realizado para proporcionar lazer às pessoas atípicas e suas famílias, além de ultrapassar as barreiras do preconceito.
“Minha primeira missão é transforma-los em pessoas visíveis aos olhos da sociedade, e estamos conseguindo, eu, os pais e todos aqueles que lutam juntos por esta causa. Para termos uma sociedade mais igualitária e sem preconceitos, precisamos ter um olhar sensível sobre a realidade deles e, assim, poder trabalhar em prol da inclusão”, disse.
A festa aconteceu com músicas dentro dos decibéis permitidos e foi traduzida por intérpretes da Língua Brasileira dos Sinais (Libras). Além disso, teve distribuição de abafadores de som para as pessoas com sensibilidade auditiva.
O evento contou também com piso e rampas acessíveis para cadeirantes, comidas especializadas para as crianças com especificidades alimentares, equipe de audiodescrição para pessoas cegas e proibição da soltura de bombinhas.
A presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale destacou que a iniciativa significa acolhimento e empatia. “Esse momento é muito importante não só para as pessoas com deficiência, mas para nós que prestigiamos. Representa carinho, solidariedade e afeição”, afirmou.
A cabine antifogos foi instalada no arraial, com a prevenção de profissionais de saúde, como forma de conscientização sobre a proibição da soltura de fogos acima de 100db, assegurada pela lei n° 11.805/2022, de autoria do deputado Neto Evangelista, que já está em vigor em todo o Maranhão.
Nela, as pessoas experimentaram como autistas, pessoas com hipersensibilidade auditiva e animais escutam o barulho dos fogos de artifício, que causam convulsões e outros problemas sérios de saúde.
De acordo com Poliana Gatinho, mãe de uma criança autista que participou do evento, Neto Evangelista tem derrubado barreiras quando o assunto é inclusão.
“Ele tem sido um grande parceiro nessa luta. Esse evento é um exemplo, pois permite a socialização e a inclusão. Em outros lugares, geralmente, as crianças se sentem excluídas. Ver o meu filho brincando, interagindo e se divertindo faz com que a gente se sinta acolhida”, enfatizou.
Na programação, o Bumba-boi Mimoso da APAE/São Luis, formado por pessoas com deficiência, foi destaque na festa. Teve também Cacuriá de Dona Teté, Bumba-boi Upaon-Açu e show do cantor e autista, Augusto Neto.
Nicolas Oliveira, que é autista, se divertiu bastante e agradeceu ao deputado pela oportunidade.
“Obrigada meu amigo Neto Evangelista, pela oportunidade. Estou tão feliz, eu me diverti muito e pude dançar no palco com os integrantes do Cacuriá de Dona Teté”, finalizou.
O evento contou com apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Maranhão, Sesc Olho D’agua, Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) e Comissão de Direitos das Pessoas Autistas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão.
Publicado em: Política