E Lula pensa assim? Hegemonia da Ásia representa perigo para a democracia mundial, afirma Flávio Dino

Publicado em   26/jun/2023
por  Caio Hostilio

De acordo com ele, atualmente há um deslocamento de poder para Ásia. Dino classificou isso como um risco para a democracia mundial.

O ministro de Lula está em Portugal para participar do 11º Fórum Jurídico de Lisboa. Ele participou do painel “Riscos para o Estado de Direito e Defesa da Democracia”.

Em sua fala, Flávio Dino declarou que os países asiáticos não “vivenciam” modelos “assentados na democracia ocidental”, como sistemas baseados em múltiplos partidos políticos e realização de eleições.

O ministro da Justiça também disse sobre o papel das redes sociais e da IA na democracia e na defesa do Estado de Direito.

Flávio Dino questionou se as mídias trazem “libertação e emancipação” ou podem, em certa medida, transformar todos em “escravos” dos algoritmos, do consumismo exacerbado e do controle de ideias.

“Não podemos abrir mão da regulação”, disse Dino questionando o motivo pelo qual se aceita que a IA e os algoritmos “podem fazer qualquer coisa” e “qualquer tentativa de regulação é classificada como censura”.

De acordo com Flávio Dino, a capacidade do mercado se autorregular representa um perigo para o Estado de Direito, assim como o que classificou como “o fim da convergência ao centro” e o fortalecimento do extremismo.

Há um aparato institucional que disciplina os extremos, segundo o ministro da Justiça.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos