Fortalecida, festança no Arraial da Assembleia deixa saudades

Publicado em   19/jun/2023
por  Caio Hostilio

Grande público participou da despedida; presentes a presidente da Alema, Iracema Vale, governador Brandão, deputados e outras autoridades

Uma multidão, dançando, cantando e com gostinho de quero mais, despediu-se do Arraial da Assembleia, na noite deste domingo (18), embalada pelos ritmos das diversas manifestações que se apresentaram no espaço. O último dia de festança também foi prestigiado pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), governador Carlos Brandão (PSB), deputados e outras autoridades.

A chefe do Legislativo maranhense expressou a alegria por ter proporcionado uma bela festa ao público e disse já sentir saudade.

“Oferecemos, durante esses quatro dias, o melhor de nossa cultura popular e de nossa culinária. Com muita satisfação, tranquilidade, acessibilidade, comodidade e segurança, recebemos milhares de famílias, servidores, crianças, pessoas de todas as idades que aqui festejaram uma das mais tradicionais festas do nosso estado, que é o São João. Ano que vem, com a graça de Deus, voltaremos com o Arraial da Assembleia”, afirmou Iracema Vale.

Ela acrescentou que a festança no Arraial da Assembleia superou todas as expectativas e cumpriu todos os objetivos, inclusive o de ser o espaço junino de melhor acessibilidade

“A avaliação é a melhor possível. Todo o esforço, o trabalho e a dedicação de todos os setores da Assembleia, trabalhando de forma integrada, levou a um resultado positivo”, enfatizou.

Brilho no palco

A programação da última noite do Arraial da Assembleia começou com o arrasta-pé de Raimundinho e Forró Pé no Chão, tocando clássicos do ritmo. Em seguida, o Bumba-Boi Pérolas dos Lençóis contagiou a multidão no compasso do sotaque de orquestra.

A presidente da Assembleia, Iracema Vale, subiu ao palco e dançou ao som das toadas da manifestação, que rendeu uma homenagem especial à deputada, por ser a aniversariante do dia e, também, por ser a madrinha do grupo neste São João.

A festa prosseguiu com apresentações do Boi da Lua, Boizinho Barrica, Dança Portuguesa Vira Luzitana, Boi de Sonhos, Boi Valente da Ilha, Boi de Axixá e encerrou-se com a apresentação do cantor e compositor Eric Andrade.

Saldo positivo

O diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa, Marcus Brandão, disse que a festa no Arraial da Assembleia teve um saldo muito positivo.

“Destacamos, entre outras coisas, a participação do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), que deu uma contribuição toda especial, e a Comunicação da Casa com o trabalho de cobertura. Com o apoio da presidente Iracema Vale, realizamos uma belíssima festa junina, que é um presente para a cidade de São Luís”, ressaltou Marcus Brandão.

O chefe do Gabinete Militar da Assembleia, coronel Emerson Bezerra da Silva, disse que foi extremamente positivo o resultado do trabalho de segurança do Arraial da Assembleia. “Não tivemos nenhuma ocorrência tanto na parte interna quanto externa do nosso arraial. Oferecemos a melhor segurança possível para o grande público que recebemos nesses quatro dias. Tudo saiu conforme planejamos”, acentuou.

“Nossa equipe de profissionais de segurança atuou cuidadosamente durante esses quatro dias de festança e garantiu tranquilidade a todos que prestigiaram o Arraial da Assembleia”, frisou.

Governador Brandão participa da noite de encerramento do Arraial da Assembleia

Chefe do Executivo maranhense fez questão de prestar uma homenagem especial à presidente da Casa, deputada Iracema Vale

Acompanhado de parte de seu secretariado, o governador Carlos Brandão (PSB) participou, na noite deste domingo (18), do encerramento do Arraial da Assembleia. Ele fez questão de prestar uma homenagem especial à presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB):

“Eu não poderia deixar de vir aqui prestigiar este grande arraial da Assembleia Legislativa do Maranhão, ainda mais porque nesta noite estamos, também, comemorando o aniversário da presidente da Casa, a deputada e nossa amiga Iracema Vale”, frisou Brandão.

A presidente Iracema Vale agradeceu a forte presença popular no espaço. “O nosso sentimento é de alegria pela bela festa que foi o nosso Arraial e, ao mesmo tempo, de saudade, porque chegamos ao último dia. O arraial cumpriu sua missão. Ano que vem, voltaremos e, com certeza, faremos muito mais”, enfatizou

A festança de encerramento do Arraial contou também com a presença maciça dos parlamentares. Prestigiaram a noite deste domingo, o procurador geral de Justiça, Eduardo Nicolau; conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), integrantes do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), o comandante geral da Polícia Militar do Estado, coronel Paulo Fernando Moura Queiroz, além de prefeitos e vereadores de diversos municípios

Assim como nas três primeiras noites, o público lotou o Arraial da Assembleia, agitando a festança junina no seu encerramento. Aproveitando cada uma das atrações de grupos da cultura popular, as pessoas dançaram e cantaram, desejando que a festa não chegasse ao fim.

Público elogia organização e segurança do Arraial da Assembleia

Programação diversificada foi outro destaque apontado por quem foi conferir a festança no espaço

O público destacou o Arraial da Assembleia como o mais organizado, seguro e a melhor opção para reunir família e amigos. A programação diversificada foi outro destaque apontado por quem foi conferir a festança no espaço que, após três noites, voltou a ficar lotado na festança de encerramento, neste domingo (18), na área externa da Assembleia Legislativa do Maranhão.

A odontóloga Ana Ieda da Conceição Silva participou por duas noites e elogiou a festa realizada pela Alema:

“Viemos na quinta-feira, na abertura, e gostamos muito. É um ambiente agradável, acessível e seguro. Por isso, voltamos”, assinalou ela, ao lado do marido Lucas e dos filhos Pedro, de 7 anos, e Lorena, de 3.

A enfermeira Rosângela Vieira Santos também foi com a família e aprovou a estrutura. “Queria trazer meu pai para ver os grupos de boi e uma amiga me disse que aqui era tranquilo para ele olhar. Estou gostando bastante e aprovamos aquela ideia do transporte do estacionamento para cá”, afirmou ela, que é moradora do Vinhais, ao lado do marido e do pai.

A comerciária Maria Francisca França Ferreira aceitou o convite de uma amiga para conhecer o espaço. “Vim para me divertir. Minha amiga disse que o arraial era muito bom”, destacou ela, que mora no Cohatrac e estava acompanhada do marido, de duas filhas e de uma amiga da família.

Outro que aprovou a festança foi o cantador Alisson Ribeiro, amo e compositor do Boi da Lua, uma das atrações da noite de encerramento. “Eu vim aqui desde quinta-feira. Gostei muito. O espaço é bem organizado, com segurança e tem diferenciais como o palco e o local para idosos”, fris

Sucesso da festança junina é destacada por parlamentares na última noite

Deputados estaduais fizeram da festança um espaço de confraternização e destacaram importância da iniciativa

Assim como as anteriores, a última noite de festa no Arraial da Assembleia, neste domingo (18), teve presença de deputados estaduais e seus familiares. Os parlamentares, que fizeram da festança um espaço de confraternização, destacaram o sucesso da iniciativa.

O deputado Roberto Costa (MDB) fez questão de participar das quatro noites de programação. Ele falou sobre a felicidade de a Casa do Povo abrir suas portas para receber a população no Arraial, que teve abertura na quarta-feira (15) e reuniu apresentações de grupos de bumba meu boi, cacuriá, quadrilha, dança portuguesa e artistas locais.

“O Arraial da Assembleia foi, sobretudo, um momento de confraternização. Espero que daqui para a frente este grande evento festivo cresça cada vez mais nesta Casa”, assinalou Roberto Costa.

O deputado Ricardo Arruda (MDB) também fez uma avaliação positiva da festa. “Toda a equipe da presidente Iracema Vale está de parabéns pela organização, assim como todos os servidores mobilizados para fazer acontecer o arraial, que também foi transmitido pela TV Assembleia e pelas nossas redes sociais. Agradeço a cada servidor e servidora envolvidos na realização dessa bela festa para todos nós”, declarou Ricardo Arruda.

O líder do Governo, deputado Rafael (PSB), e outros parlamentares, como os deputados Neto Evangelista (União Brasil), Fernando Braide (PSD), Osmar Filho (PDT), Carlos Lula (PSB), Cláudio Cunha (PL), Yglésio Moyses (PSB), Júnior Cascaria (Podemos) e Wellington do Curso (PSC) também destacaram a importância de a Casa do Povo abrir suas portas para realizar um grande festejo de São João.

“Abrimos as portas da Assembleia Legislativa para fazermos essa festança e termos esse contato com o povo e brincarmos junto com os grupos folclóricos. Parabenizo a presidente Iracema e todos os servidores da Casa pela organização deste Arraial, muito bem estruturado para que os nossos visitantes ficassem confortáveis e à vontade para curtir as melhores atrações do nosso São João”, frisou o deputado Rafael.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos