Com ação municipalista, Governo do Estado entrega ambulâncias e reforça apoio a atendimentos de emergência

Publicado em   01/jun/2023
por  Caio Hostilio

Mais três ambulâncias foram entregues a municípios maranhenses nesta quarta-feira (31), totalizando 66 veículos destinados pelo Governo do Estado ao incremento da saúde desde o ano passado. Com a previsão de entrega de mais outros 50 veículos ainda este ano, sobe para 116 o número de ambulâncias distribuídas pela gestão Brandão. O ato desta quarta foi realizado no Palácio dos Leões, no Centro Histórico, e reforçou o compromisso da gestão estadual com ações municipalistas para cuidar das pessoas e ajudar os municípios.

Uma ambulância foi entregue para a Prefeitura de São Luís e as outras duas para a Prefeitura de Imperatriz. As entregas são fruto da parceria realizada pelo governador Carlos Brandão com a Assembleia Legislativa para emendas destinadas à saúde. Os parlamentares puderam direcionar a emenda para diversas cidades, uma parte dos veículos foi entregue no dia 22 deste mês, e a outra parte nesta quarta-feira.

“Hoje concluímos a entrega das 44 ambulâncias que iniciamos na semana passada, e ainda virão mais 50 veículos. A entrega de ambulâncias vai continuar no nosso governo porque a gente entende que elas têm um papel fundamental para salvar vidas, inclusive transportando pacientes das redes municipais para a Rede Estadual de Saúde, com os nossos hospitais macrorregionais que possuem atendimento de alta e média complexidade”, destacou o governador Carlos Brandão.

Cada ambulância é equipada com pranchas, maca, umidificador, cadeira de rodas, cilindro de oxigênio e bala de transporte para oxigênio. Além disso, os veículos possuem autonomia de energia para os equipamentos garantindo suporte como sistema avançado de UTI e também podem ser equipados como uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que possibilita intervenção imediata para os casos mais graves.

O prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, destacou a importância da ajuda oferecida ao município pelo governador Carlos Brandão. Imperatriz recebeu duas ambulâncias a partir das emendas destinadas pelos deputados Rildo Amaral e Janaína Ramos com a parceria do Estado.

“Essa parceria é muito importante, sobretudo para uma cidade como Imperatriz, que tem a saúde como uma situação primordial. Imperatriz é uma cidade que atende toda uma região e temos lutado para melhorar o atendimento oferecido à população, sabemos que ainda não está à altura do que merecem, mas com esse reforço do Governo do Estado trará um conforto para o trabalho dos servidores e principalmente para a nossa população. Eu agradeço ao governador e sei que essa é apenas uma das parcerias que estamos fazendo e quem ganha é a população”, afirmou o prefeito Assis Ramos.

A ação de apoio às prefeituras municipais foi destacada pelo secretário municipal de Saúde de São Luís, Joel Nicolau, que junto com o diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da capital, Luís Francisco Biella, representou o prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

“Temos que agradecer a essa parceria do Governo do Estado, do deputado Fernando Braide, que juntos estão destinando essa ambulância para São Luís, que é de muita valia para o sistema de saúde. Como todos sabem, pelo tamanho da área da saúde de São Luís, toda ajuda é bem-vinda. Essa a ambulância vai para o nosso SAMU, e com isso vamos ampliar a frota permitindo que tenhamos atendimentos melhores e mais rápidos”, explicou.

Parlamentares elogiam gestão municipalista

A deputada estadual Janaína Ramos, primeira-dama da cidade de Imperatriz, destacou a relevância da parceria do Executivo Estadual com o Legislativo para levar benefícios, especialmente na área da saúde, para a população da Região Tocantina.

“Estamos recebendo das mãos do governador Carlos Brandão mais uma ambulância, fruto de minha emenda parlamentar, e eu fico muito feliz de direcionar esse benefício para a cidade de Imperatriz. Essa ambulância vai para a base descentralizada do SAMU, que fica no povoado Coquelândia, a única base do SAMU em zona rural no estado. Sabemos da importância desse veículo para trazer mais conforto e mobilidade para os pacientes da região da Estrada do Arroz e de todos os povoados do entorno”, ressaltou.

O deputado Rildo Amaral também frisou o impacto da aquisição do veículo para a região. “Eu quero ressaltar o investimento do governador Brandão na saúde, que tem ajudado os municípios com a descentralização dos serviços. Imperatriz recebeu esse ano quatro ambulâncias, duas destinadas com emendas de minha autoria, e não somente Imperatriz, mas toda a Região Tocantina está sendo beneficiada com estas ações uma vez que o SAMU de Imperatriz é o regional ligado à Região Tocantina”, comentou.

O deputado estadual Eduardo Braide lembrou que as parcerias beneficiam diretamente a população. “Com certeza essa é uma ação importante, a parceria entre a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado destinando uma ambulância para emenda de cada um dos deputados. Eu fiz questão de destinar essa ambulância para a capital, pois atendemos a todos os maranhenses”, comentou.

A entrega também contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira; do secretário de Articulação Política, Rubens Pereira; do secretário adjunto de Engenharia e Administração da Secretaria de Estado da Saúde, Hugo Ferro; do presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Adriano Sarney; e pelo deputado estadual Jota Pinto.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos