Moraes não levou vídeos do Planalto em consideração em julgamentos

Publicado em   27/abr/2023
por  Caio Hostilio

Responsável por julgar envolvidos nos atos de 8 de janeiro, ministro só requisitou imagens de câmeras de vigilância após caso Gonçalves Dias

Moraes não levou vídeos do Planalto em consideração em julgamentos

O ministro Alexandre de Moraes (foto) não usou as imagens de câmeras de vigilância do Palácio do Planalto para analisar o caso das centenas de presos pela invasão às sedes da República em 8 de janeiro. O ministro só requisitou os arquivos após a exoneração do ministro Gonçalves Dias do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), informa a Folha de S. Paulo.

Dias foi flagrado pelas câmeras dentro do Palácio do Planalto, circulando tranquilamente em meio aos manifestantes.

Após a depredação, Câmara, Senado e o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) disponibilizaram imagens de seus circuitos fechados de vigilância para auxiliar nas investigaçõesO Palácio do Planalto, no entanto, negou vários pedidos da imprensa, via Lei de Acesso à informação, para acessar os arquivos, sob a alegação de que se tratava de “conteúdo sensível”.

Entre o sigilo decretado por Lula e o pedido de Moraes pelas imagens se passaram 78 dias. O ministro já votou para tornar réus 250 envolvidos na manifestação — 50 dos casos foram analisados antes da chegada das imagens. Na semana que, outros 250 serão julgados.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos