Em São Luís, o Governo entrega três escolas completamente reformadas com novos equipamentos e espaços para aprendizagem

Publicado em   20/abr/2023
por  Caio Hostilio

O Governo do Maranhão entregou três novas obras para ampliar e fortalecer a educação do Estado, na manhã desta quarta-feira (19). Foram reinaugurados o Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, no Cohab Anil I, o Centro Educacional João Paulo II, no Habitacional Turu, e o Centro de Ensino Médio Coelho Neto, no bairro Ivar Saldanha. As três unidades de ensino passaram por reforma completa e ganharam novos equipamentos como bibliotecas, auditórios e laboratórios.

Durante as entregas, o governador Carlos Brandão destacou a educação como uma das prioridades do seu governo.

“Hoje é um dia de muita felicidade para todos nós, pois estamos trazendo educação para os nossos jovens, fazendo com que o seu futuro seja garantido. Somente esta manhã entregamos três escolas aqui em São Luís, com toda a estrutura necessária para garantir conforto aos estudantes e professores, com espaços que estimulam o ensino e a aprendizagem. Assim, nossos alunos terão uma boa formação, tornando-se não apenas bons profissionais, mas também cidadãos que defendem a paz e vivam em harmonia”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

O vice-governador e secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, informou que além das reinaugurações feitas esta manhã, também foram anunciadas novas obras na educação.

“Durante a entrega dos novos espaços no Centro Educacional João Paulo II e no Centro de Ensino Médio Coelho Neto, o governador Carlos Brandão anunciou que serão construídas quadras para a prática de esportes pelos estudantes. Isso demonstra que o Governo do Maranhão entende a importância do ambiente escolar como um espaço de transformação social”, afirmou Felipe Camarão.

 

Centro de Ensino Médio Coelho Neto

Os novos espaços entregues no Centro de Ensino Médio Coelho são totalmente climatizados e vão facilitar o trabalho dos professores e a aprendizagem dos estudantes.

O auditório José Luís Cantanhede Lopes conta com capacidade para cerca de 200 lugares e vai servir para palestras, apresentações culturais e outras atividades sociais e pedagógicas. O espaço homenageia um antigo professor, que também foi um dos primeiros gestores da escola, exercendo a função por mais de 20 anos.

A midiateca recebeu um acervo literário diversificado com clássicos de autores maranhenses, nacionais e internacionais, incluindo obras da literatura infantil e infantojuvenil. O espaço também vai receber equipamentos de informática. A midiateca chama-se Bráulio Gadelha Costa em homenagem ao avô do vice-governador e secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.

Os novos laboratórios (Física/Matemática, Química/Biologia e Eletromecânica/Eletrotécnica) vão garantir que os alunos aprendam na prática o que estudam em sala de aula. A estudante do terceiro ano, Thácila de Lourdes Araújo, 17 anos, falou da importância dos equipamentos. “Para a gente que vai fazer o Enem é importante ter laboratórios para poder praticar para a gente poder aprender mais”, disse.

Samara Letícia Mendonça, 17 anos, do primeiro ano, afirmou que está feliz com os novos espaços. “Nunca estudei em uma escola com uma biblioteca como essa. Por isso, estou muito satisfeita porque sei que os três anos que passarei aqui serão muito bons”, comentou.

O Centro de Ensino Médio Coelho Neto (bairro Ivar Saldanha), uma das escolas mais tradicionais do estado, passou por reforma completa e teve seus espaços ampliados. A unidade ganhou passarela coberta para acesso mais confortável dos estudantes nos dias ensolarados e de chuva, pátio interno, sala de trabalho para os professores, além da readequação de outros espaços.

Outra mudança importante foi a adaptação da escola para os alunos com deficiência. Agora o prédio conta com sala para atendimento especializado, piso tátil, rampa de acesso, inclusive, no novo auditório, e banheiro para pessoas com deficiência.

 

Entrega do Centro de Ensino João Paulo II

A entrega da reforma do Centro de Ensino João Paulo II, no Habitacional Turu, foi marcada por muita alegria e emoção, nesta quarta-feira (19). O Governo do Estado investiu mais de R$ 2 milhões na inauguração do novo espaço escolar, que ganhou salas de aula reformadas, midiateca, auditório e mais acessibilidade para as pessoas com deficiência, beneficiando 1168 estudantes.

O espaço, que tem mais de 40 anos, passou por diversos serviços, como pavimentação, pintura geral, instalações sanitárias, instalações de combate a incêndio e climatização.

O momento foi motivo de celebração para a estudante do 2º ano do Ensino Médio, Paula Fernanda Galvão, 17 anos, que vê a nova estrutura do local onde frequenta desde o 4º ano do Ensino Fundamental como um incentivo para a conquista ao sonho de ser médica.

“A reforma foi muito boa, porque era algo que esperávamos há muito tempo e precisávamos. Uma das minhas expectativas é com relação à biblioteca, pois a utilizaremos como uma extensão do estudo em sala de aula, e será um incentivo para a busca do meu sonho”, disse.

O estudante Marcos Vinícius Moreira, 15 anos, também comemorou a entrega. Ele, que está no 2º ano do Ensino Médio, tem como objetivo ser biólogo e foi um dos únicos maranhenses premiados na Olimpíada Nacional de Ciência em 2020. “Já visitei os novos espaços e a reforma da escola é um motivo de muita alegria para todos nós estudantes, pois teremos um espaço adequado para estudar e desenvolver as nossas atividades”, festejou.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão destacou que a educação é o melhor caminho para a transformação de vidas, enfatizando que isso perpassa por uma boa estrutura física das escolas para a melhoria do aprendizado.

“Esta é a segunda escola que inauguramos nesta manhã. E isso significa que a educação é prioridade e um compromisso nosso Governo. Esse é um momento muito importante e de muita alegria, em que estamos entregando esta instituição de ensino para oferecer uma educação digna para os nossos alunos”, comentou o governador.

“Aproveito para destacar que vencemos o momento da pandemia e agora venceremos um outro: a violência nas escolas. Estive essa semana em reunião com o presidente Lula, em Brasília, para tratar sobre a segurança nas escolas. Aqui, no Maranhão, vamos criar um comitê para cuidar disso, porque a escola sempre foi um símbolo de segurança. Nesse sentido, o Governo vai agir firmemente com as rondas escolares para convencer que escola é lugar de aprendizado”, acrescentou.

Na ocasião, ele também anunciou a reforma da quadra da instituição, pontuando que a escola não é um ambiente apenas para ler e aprender, mas também é um espaço propício para lazer, teatro e cultura.

“Essa reforma é um gesto de amor e de carinho para que todo o Maranhão saiba da preocupação do nosso Governo com a educação do Estado. O governador Carlos Brandão se comprometeu, e hoje, mais uma vez, ele prova com trabalho e dedicação o seu compromisso com a educação”, complementou o secretário de Educação e vice-governador, Felipe Camarão.

A professora Salete Caldas, que leciona há mais de dez anos a disciplina de História no colégio estadual, falou sobre a importância da obra. “A estrutura da escola, com essa reforma, é outra. Para os professores, é um marco importante, pois demonstra a valorização da nossa profissão para exercemos o nosso trabalho, já que antes a escola era muito carente e agora temos salas mais acolhedoras e climatizadas”, disse.

“Nossa escola era muito precária antes da reforma, pois não tinha nenhuma estrutura necessária. Hoje, recebemos a escola reformada e revitalizada. Toda essa infraestrutura entregue pelo Governo do Estado é fundamental para os estudantes e professores, pois é um estímulo para eles estarem dentro da sala de aula. Ficamos muito felizes e agradecidos”, comentou a gestora geral do Centro de Ensino João Paulo II, Nesimar do Vale Madeira.

 

Centro Educa Mais Almirante Tamandaré

O Centro Educa Mais Almirante Tamandaré foi mais um importante entregue pelo Governo do Estado. Além revitalização, o equipamento educacional que fica no Cohab Anil I, agora tem um novo auditório, biblioteca e Sala Maker, de robótica

Além do governador Brandão, do vice-governador Felipe Camarão e da equipe de governo, a entrega do Centro foi acompanhada pela deputada e presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Iracema Vale; e dos deputados Dr. Yglésio, Ana do Gás, Leandro Bello, Hemetério Weba, Ricardo Rios e Osmar Filho.

A gestora do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, Cristine Prazeres, fala da sensação de dever cumprido à comunidade e gratidão pelo Governo do Estado por fortalecer o trabalho dos educadores em prol do sucesso dos alunos.

“Esta entrega tem um significado muito importante para mim, que cheguei há 4 anos, que vi a reforma e acompanhei o quanto a comunidade queria que essa ação acontecesse. Gratidão muito grande em passar por esse momento aqui na escola. Os meninos estão muito felizes, porque estamos trabalhando por eles e para eles”, disse a educadora.

Encantada com as novidades, a estudante Sara Mafra destaca que a iniciativa do Governo do Maranhão irá resultar em novas oportunidades para os professores garantirem um melhor ensino-aprendizagem aos alunos.

“Estou aqui há 2 anos, já presenciei muita coisa nessa escola, e essa reforma está maravilhosa. O auditório está lindo, o jardim aqui na  frente tá maravilhoso e, principalmente, as salas que agora a gente tem TV, o que dá pra fazer bastante coisa e melhorar as aulas, inclusive”, pontuou a aluna.

Ex-aluno do Almirante Tamandaré, José Wilker, que faz faculdade de Mecatrônica e é mentor da equipe de robótica, agradece pela benfeitoria do governo em entregar uma Sala Maker no Centro Educa Mais.

“Hoje, eu sou mentor dessa equipe, e espero que com o meu conhecimento, eu possa ajudar muito e a trabalhar nesse local maravilhoso. Eu fico muito grato pela nossa Sala Maker, foram anos de espera”, disse o universitário.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos