Datafolha atualiza levantamento sobre quantidade de petistas (30%) e bolsonaristas (22%) no país, com indicação de queda nos dois polos
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (5) indica que 30% dos brasileiros são petistas e 22%, bolsonaristas. Os percentuais apontam tendência de queda em relação ao levantamento realizado em dezembro último, quando, ainda no calor da vitória de Lula, 32% se diziam partidários do PT e 25% estavam ao lado de Jair Bolsonaro .
O instituto também tentou captar a força de atração dos dois polos políticos do país. Os pesquisadores entrevistaram 2.028 pessoas em 126 cidades. Os “mais próximos do bolsonarismo” passaram de 7% para 9%, enquanto os “mais alinhados ao petismo” foram de 9% para 10%. Os neutros oscilaram de 20% para 22%; 5% não marcaram nenhuma opção e 1% não souberam responder.
Os petistas mais convictos estão na região Nordeste, são, em sua maioria, menos instruídos, mais pobres e mais velhos. Já os maiores apoiadores do ex-presidente têm rendimento maior (de 5 a 10 salários mínimos), moram nas regiões Sul, Norte e Centro-Oeste e são evangélicos.
Publicado em: Política