Ministra dos Povos indígenas recebe delegação liderada pela Famem

Publicado em   29/mar/2023
por  Caio Hostilio

Nesta terça-feira (28), em Brasília, um grupo de gestores municipais liderado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), foi recebido pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, em um encontro informal, mas cheio de representatividade.

Dois pontos principais foram levantados na visita: o incentivo à produção de alimentos nos territórios indígenas e a criação de Secretarias Municipais de Assuntos Indígenas em cidades que tenham territórios ocupados por povos e comunidades tradicionais. A ministra lembrou a todos sobre a importância do ministério criado pelo governo Lula, não apenas para discutir problemas, mas, sobretudo, soluções para que se possa proporcionar melhores condições aos indígenas. No Maranhão, existem mais de 50 mil indígenas distribuídos em cerca de 25 municípios.

O presidente da Famem, Ivo Rezende, colocou a federação como um parceiro em potencial e destacou o principal objetivo da reunião. “Temos uma entidade forte, unida, que busca diálogo com todas as instâncias em favor dos municípios. A Famem pode ser uma ponte importante para que as políticas públicas, pensadas pelo governo federal, cheguem até a ponta”, afirmou o presidente.

Já na quarta-feira (29), a federação programou uma intensa agenda, a ser cumprida com os prefeitos maranhenses que participam da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Destaque para as reuniões com o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha; com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; e com a bancada federal maranhense no Congresso Nacional, às 18h na Câmara dos Deputados, com a presença já confirmada do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos