A ex-vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PSB), que chegou a ocupar o cargo de prefeita por mais de um mês, entre janeiro e março de 2022, foi empossada senadora pelo Maranhão nesta quinta-feira (2). Primeira suplente na chapa de Flávio Dino, a esposa do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) exercerá o mandato devido à licença do titular para continuar à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Em cerimônia na Presidência do Senado, Ana Paula prestou compromisso e assinou o termo de posse. Ela prometeu guardar a Constituição Federal e as leis do país; desempenhar fiel e lealmente o mandato conferido pelo povo; e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, informou que na próxima sessão plenária vai garantir a Ana Paula Lobato a palavra para que ela possa fazer seu primeiro pronunciamento.
A senadora Ana Paula Lobato afirmou que pretende dedicar o mandato a causas ligadas às mulheres, à saúde e à educação.
Mais jovem senadora do país
Empossada, Ana Paula Dias Lobato Nova Alves, de 37 anos, é a mais jovem senadora da Casa. Ela tem dois filhos, frutos do seu matrimônio com o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto, que na quarta-feira (1º) assumiu o quarto mandato consecutivo de deputado estadual.
Enfermeira e empresária do ramo de aluguel de equipamentos e máquinas para construção, Ana Paula teve que renunciar ao cargo de vice-prefeita de Pinheiro, município da Baixada Maranhense onde passou sua infância e adolescência, para tomar posse do mandato no Senado.
Em janeiro do ano passado, ela assumiu a Prefeitura de Pinheiro durante o afastamento de Luciano Genésio por determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Ana Paula também presidiu o Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão, associação filantrópica, no período em que Othelino esteve à frente do Poder Legislativo maranhense.
Publicado em: Política