Brandão lança Cartão Transporte Universitário 2023, assina parceria com escola digital e entrega computadores para Centros de Juventude

Publicado em   26/jan/2023
por  Caio Hostilio

Mais estudantes maranhenses serão beneficiados com o programa Cartão Transporte Universitário, iniciativa estadual que garante bolsas para o custeio do deslocamento diário de alunos de baixa renda. Nesta quarta-feira (25), em solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, o governador Carlos Brandão assinou a autorização para lançamento do Edital 2023.1 do programa.

O governador Carlos Brandão destacou que capacitar a mão de obra juvenil do Maranhão é uma forte meta da sua administração e essas políticas são essenciais para que os maranhenses alcancem espaço no mercado. “É uma data histórica onde a gente vai dar oportunidade há milhares de jovens, que têm talento, competência, mas precisam dessa oportunidade”, disse Brandão.

O edital 2023.1 do Cartão Transporte Universitário prevê que 3.020 jovens sejam alcançados. Instituído pela Lei nº 10.691, de 26 de setembro de 2017, o programa já beneficiou mais de 6 mil estudantes maranhenses do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas.

Andressa Pessoa é estudante universitária e mora na cidade de São Mateus. Ela conta que o seu custo com transporte chega a variar de R$ 500,00 a R$ 600,00. Sem o Cartão Transporte Universitário, ela teria que encerrar o curso que faz em outra localidade.

“Geralmente quem faz faculdade já tem uma despesa muito grande. Sem o programa não seríamos capazes de fazer o curso em outra cidade, eu não teria suporte para pagar. Só tenho a agradecer”, afirmou a estudante.

As bolsas serão divididas da seguinte maneira: 1.200 bolsas atenderão estudantes universitários e 1.820 serão destinadas a alunos de unidades plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Maranhão e a Plataforma Co.Liga

A cerimônia também foi marcada por outras importantes conquistas para a juventude maranhense: a assinatura de termo de parceria entre o governo do Maranhão e a plataforma Co.Liga e a entrega de computadores para modernizar a estrutura dos Centros de Referência de Juventude dos municípios de Caxias e Pedreiras.

Com a parceria firmada entre o Maranhão e a Co.Liga, mais alunos maranhenses terão acesso aos 38 cursos livres e gratuitos ofertados pela plataforma, nas categorias de Artes Visuais, Design, Multimídia, Música, Patrimônio Cultural e Temas Transversais.

A Co.Liga ([url=http://www.coliga.digital]http://www.coliga.digital[/url]) é uma escola digital focada na inclusão no campo da Economia Criativa e na formação profissional e integração produtiva para jovens, especialmente das classes C, D e E. A iniciativa é fruto de parceria entre a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e a Fundação Roberto Marinho, e já emitiu mais de 4 mil certificados. Atualmente, mais de 20 mil alunos estão inscritos no Co.Liga.

Novos talentos

Para João Alegria, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho – entidade sem fins lucrativos vinculada ao Grupo Globo de comunicação – a meta é proporcionar aos jovens oportunidades para que novos talentos despontem no mercado da economia criativa.

“Qual é o objetivo aqui? Há muitos jovens no Brasil que são agentes econômicos, culturais, são criativos, são talentosos, mas com pouquíssima oportunidade. Na verdade a maior parte dos jovens brasileiros está excluída da educação, do trabalho. A gente queria criar uma plataforma de cursos online no campo da Economia Criativa, que são coisas que dialogam com o comportamento do jovem, focando principalmente em segmentos mais vulneráveis”, detalhou João Alegria.

O secretário-geral da Fundação Roberto Marinho lembra que a Co.Liga já alcança jovens do Brasil e de outros 7 países e que mais de mil alunos inscritos são jovens de 128 municípios do Maranhão, estado com maior número de jovens cadastrados na escola digital.

“Curiosamente os jovens maranhenses têm um grande interesse pela Co.Liga, eles são praticamente o maior grupo territorial isolado de jovens que se inscrevem na Co.Liga e fazem cursos lá. A gente quer que isso cresça muito mais. Essa é a nossa expectativa”, adiantou João Alegria.

Já a coordenadora de Projetos Especiais da OEI, Sandra Sérgio, avalia que a oportunidade dessa formação pode auxiliar jovens maranhenses a atuar no mercado da economia criativa, que  é um setor em ascensão, movimentando mais de 2.7% do PIB brasileiro.

“Hoje no Brasil a gente tem mais de 50 milhões de jovens, onde metade desses jovens muitas vezes não estão nem na escola, e nem no mercado de trabalho. A gente busca alcançar esse jovem e propiciar para ele oportunidade de trabalho, oportunidade de formação de rede, e oportunidade de conexão com processos formativos, que possam lhe trazer um horizonte de possibilidades dentro do setor da economia criativa”, pontua Sandra.

A secretária de Estado da Juventude (Seejuv), Tatiana Pereira avalia a parceria como fundamental para a juventude maranhense. “São 38 cursos disponíveis. Isso amplia a atuação do governo do Maranhão com a juventude. A gente vê o quão necessário é ampliar esses direitos e gerar oportunidades”, disse Tatiana Pereira.

Novos computadores para a juventude de Caxias e Pedreiras

A cerimônia foi encerrada com a entrega de novos computadores e mobiliário para os laboratórios de informática dos Centros de Referência de Juventude (CRJ) em atividade em Caxias e na cidade de Pedreiras.

Os CRJs atendem adolescentes e jovens com idades entre 15 e 29 anos, de acordo com o Estatuto da Juventude. Os CRJs são espaços acessíveis e aberto que possibilitam adolescentes-jovens a atividades tecnológicas e profissionalizantes, e buscam favorecer a formação pessoal, profissional e política, promovendo a integração à comunidade e à sociedade, desenvolvendo ações que oportunizam o protagonismo juvenil.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos