Pera aí, vamos com calma: Então, não é a direita a golpista? Após tentativa de golpe, Congresso do Peru aprova impeachment de Pedro Castillo

Publicado em   07/dez/2022
por  Caio Hostilio

Após uma tentativa falha de golpe de Estado, o presidente do Peru, Pedro Castillo, sofreu impeachment por corrupção na tarde desta quarta-feira (07) pelo Congresso do país. Foram 101 votos favoráveis, 10 abstenções e 6 votos contrários.

A vice-presidente Dina Boluarte assumirá o cargo de líder do país. Mais cedo, Castillo anunciou a dissolução do Parlamento peruano e que convocaria novas eleições no país. Ele ainda declarou estado de emergência e impôs um toque de recolher.

A Suprema Corte do Peru e as Forças Armadas do país não acataram a ordem de Castillo.

Castillo disse mais cedo que tomou a decisão de estabelecer “governo de exceção para restabelecer o estado de direito e a democracia”.

Na semana passada, o Congresso peruano aprovou a abertura de um processo de impeachment contra Castillo. Ele é acusado de “incapacidade moral” para ocupar o cargo. Esta é a 3ª tentativa de impeachment contra o socialista desde que ele assumiu o cargo, em 2021.

A pressão aumentou também depois que o Congresso do Peru começou a avaliar uma denúncia do Ministério Público contra Castillo por suspeita de corrupção. A Promotoria pede que ele seja afastado temporariamente do cargo.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos