Deu para observar hoje que a base do governo na Assembleia Legislativa do Maranhão, caso tenha de fato a maioria, é mínima e insignificante, pois por um apenas a pauta não seria trancada.
Primeiramente, o líder do governo, deputado Duarte Junior, foi à tribuna dizer que era a favor do aumento salarial aos procuradores e defensores públicos, que se faziam presentes à sessão, além de afirmar que se tratava de uma matéria do executivo. Depois partiu para a briga pela CCJ, que não tem nada a ver com votações de matérias em favor do povo.
Depois do pequeno expediente, o presidente Othelino Neto – que conduzia os trabalhos com diplomacia e com espírito democrático -, deu início ao grande expediente, cujas matérias a serem votadas seriam de interesse do Palácio dos Leões, principalmente o aumento salarial dos procuradores e defensores públicos.
De repete, os líderes do governo, pediram pela ordem o número de deputados presentes e dali comunicaram o trancamento da pauta.
Pelo Regimento Interno, somente o presidente da casa pode suspender a recontagem dos presentes, porém Othelino Neto preferiu deixar que os próprios deputados se locassem a vontade para recusar a presença ou quiçá mantivesse sua presença. Deu a palavra a vários deputados.
Após a exaustão, O presidente Othelino viu que 21 deputados confirmaram suas presenças, quando são necessários 22 para dar prosseguimento à votação das matérias em pauta. A pauta ficou para o dia seguinte.
O que se pode observar? Que o atual e futuro governo não tem uma maioria confortável. Que os lideres do governo falam uma coisa na tribuna, como afirmar que as matérias trancadas são de interesses do Palácio dos Leões e ao mesmo tempo obstruir a votação.
Que o presidente da casa vem cumprindo o que prometeu: não interferir contra qualquer coisa que venha do governo, pois até deixar a exaustão para trancar a pauta ele deixou com muita maestria e diplomacia.
Por último, fica evidente que as matérias do governo parecem não ser de interesse do próprio governo, pois seus deputados estão trancando a pauta.
Ou devemos acreditar que isso é desconecto e burrice?
Em minha opinião, é que as matérias que beneficiam a população não é de interesse do governo e muito menos de seus deputados!!!
Publicado em: Política