A Prefeitura de São Luís está trabalhando para recuperar o trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, próximo ao Elevado da Cohama, que cedeu por causa das chuvas intensas desta semana. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). A previsão é que a operação seja concluída até o fim de semana. Enquanto durar a obra, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fará o disciplinamento para facilitar o tráfego na região.
O problema na via foi identificado na quarta-feira (17). Ainda na noite de quarta-feira, equipes da Prefeitura de São Luís iniciaram os trabalhos para garantir a trafegabilidade da via, já que o trecho onde o asfalto cedeu é de tráfego intenso. Inicialmente, as equipes trabalharam para conter a erosão.
Já no início da manhã desta quinta-feira (18) foi iniciada uma intervenção mais profunda para averiguar o problema e fazer a recuperação definitiva do trecho. Com o uso de retroescavadeiras, todo o entorno do buraco formado foi aberto, sendo possível identificar falhas na tubulação de esgoto que passa pelo trecho.
“Identificamos que a tubulação de esgoto da região está corroída, que se trata de uma rede antiga da Caema e que já apresenta desgastes. A infiltração provocada pela tubulação rompida somada às chuvas dos últimos dias fez o asfalto ceder. Informamos o problema à Caema, que deslocou suas equipes para analisar a situação e resolver a situação. Após o conserto da tubulação vamos executar a recuperação asfáltica. Este é um trabalho conjunto que deve ser finalizado até o fim de semana”, informou o secretário da Semosp, David Col Debella.
Enquanto os serviços estiverem sendo realizados, a SMTT fará o disciplinamento do tráfego na região para garantir que o trânsito flua com o mínimo de transtornos. Agentes de trânsito estarão na via orientando os motoristas. Por ora, não será necessário fazer desvios, mas a secretaria já fez um mapeamento das rotas alternativas da região caso seja necessário.
“Nossa prioridade será garantir o tráfego do transporte coletivo já que o Terminal de Integração Cohama/Vinhais fica aqui próximo. Por isso, pedimos que tentem buscar rotas alternativas para não terem que passar por esse trecho que permanecerá com o tráfego lento até que a via seja totalmente recuperada”, finalizou o secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro.
Publicado em: Política