Em pronunciamento a tribuna da Câmara Federal, o deputado Hildo Rocha destacou a conclusão de mais um trecho da Ferrovia Norte-Sul. Trata-se de mais 172 quilômetros ligando a cidade de São Simão, em Goiás, à Estrela d’Oeste, em São Paulo.
O parlamentar enfatizou que o empreendimento, iniciado durante o governo do ex-Presidente José Sarney, recebeu muitas críticas. “Críticas que tinham como origem lobbies de empresas de ônibus e também de fabricantes de pneus que pretendiam evitasse isso que hoje está aí. Tenho certeza de que o ex-Presidente Sarney, e o Ministro dos Transportes à época, José Reinaldo Tavares, estavam corretos. Tanto isso é verdade que o Presidente Jair Bolsonaro está inaugurando mais 172 quilômetros de ferrovia. Portanto, parabenizo o ex-Presidente José Sarney, e o Presidente Jair Bolsonaro”, ressaltou Hildo Rocha.
O presidente Jair Bolsonaro participou da inauguração, que marcou o início da operação do corredor ferroviário ligando o estado de Goiás ao Porto de Santos, por meio da conexão entre as malhas da Ferrovia Norte-Sul e a Malha Paulista. O trecho inaugurado está concedido, desde 2019, à iniciativa privada, que investiu R$ 711 milhões na obra.
A expectativa do governo é que os 1.537 quilômetros da concessão da Malha Central da ferrovia, entre Porto Nacional, em Tocantins, e Estrela d’Oeste, em São Paulo, estejam totalmente operacionais até o fim de julho.
O objetivo do governo federal é aumentar a participação do transporte ferroviário de 15% para 35% na matriz nacional de transporte nos próximos anos. “Esse modal ferroviário foi esquecido por décadas e nós sofremos muito com isso. O trabalho que o nosso governo faz é buscar destravar esses processos. Outras realizações virão”, afirmou o presidente.
Publicado em: Política