Uma nova pesquisa foi realizada e aponta uma vantagem esmagadora do atual presidente da república Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais do próximo ano. A pesquisa EXAME/IDEIA é um propósito que liga a Exame Invest Pro e o IDEIA, que é uma instituição de pesquisa especializada em opinião pública.
A pesquisa foi realizada com 1.000 pessoas, entre os dias 10 e 11 deste mês. Sua margem de erro concentra-se em 3 pontos percentuais para mais ou para menos. De acordo com o resultado, supondo que a eleição para a presidência do Brasil fosse hoje, o possível candidato e atual presidente Bolsonaro seria reeleito ainda no primeiro turno com uma vantagem de 15 pontos à frente dos seus adversários.
Todavia, considerando um possível cenário de segundo turno, de acordo com a pesquisa, Jair Bolsonaro se elegeria com no mínimo 7 pontos de vantagem sobre o ex-presidente Lula e o apresentador global, Luciano Huck.
O levantamento também testou 3 supostos cenários de primeiro turno com os candidatos Lula e Bolsonaro. Na pesquisa eles apareceram como os candidatos que possuem maiores chances de disputarem um segundo turno.
Já para a sondagem do segundo turno foram supostos 4 cenários. Entre eles, uma disputa entre o atual presidente e o petista. Nesta perspectiva, Bolsonaro aparece com 44% das intenções de voto e o ex-presidente Lula com 37%, 7 pontos a menos que atual chefe do poder executivo. Quando feita a comparação entre Luciano Huck e Bolsonaro, a diferença foi de 9 pontos à frente para o atual presidente, respectivamente, 46% contra 37%.
E a vantagem também prevalece contra Ciro Gomes, que aparece com 34% das intenções de votos e Bolsonaro com 45%. Por último, o governador João Doria representou 26% das intenções de votos, contra 47% de Bolsonaro.
Publicado em: Política