Obras, executadas pelo prefeito Edivaldo, vão mudar a realidade dos bairros e seus entornos levando mais qualidade de vida para os moradores bem como para quem trafega pela região
Prefeitura de São Luís inicia etapa final de construção das pontes do Fumacê e Recanto VerdePor meio do programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior está levando ações estruturantes fundamentais para a mobilidade urbana em bairros como Fumacê, localizado na área Itaqui-Bacanga, bem como no bairro Recanto Verde, localizado na zona rural. As obras de construção de pontes de concreto armado, nestes locais, estão bem avançadas e, nesta semana, completa-se a fase de concretagem das lajes de transição das cabeceiras e também o lançamento de concreto nas muretas de proteção das passagens de pedestres.
“Por meio do programa São Luís em Obras estamos resolvendo problemas históricos de bairros da capital, a exemplo do Recanto Verde e Fumacê que há anos sofriam com problemas de mobilidade. Resolvemos isto com a construção de pontes de concreto, que vão garantir a travessia com segurança e ainda vão melhorar o trânsito de veículos entre os bairros”, ressaltou o prefeito Edivaldo que também constrói a Ponde do Baixão, na região do São Cristóvão.
No bairro Fumacê, está em fase de conclusão a ponte de concreto que liga o bairro ao Anjo da Guarda, transpondo um trecho de riacho entre a Avenida Polinésia e a Rua Dr. Salomão. Praticamente toda a estrutura principal já foi terminada, isto é, das estacas de fundação, tabuleiro central, guarda-corpo das passagens de pedestres e muretas de proteção da via de trânsito.
Atualmente, as equipes da Prefeitura estão trabalhando nas armações de aço para concretagem das lajes de transição, isto é, o reforço em concreto armado que vai interligar ao tabuleiro central à rua propriamente dita. A laje de transição está sendo construída sob o aterramento das cabeceiras. O passo seguinte será o asfaltamento da via.
A ponte tem 10 metros de comprimento, 16 estacas de concreto que sustentam as alas, vigas e laje do tabuleiro central, assim como passeios de pedestres e via de trânsito de veículos (de mão dupla).
Lembrando que, paralelamente à construção da ponte, a Prefeitura está implantando 160 metros de galerias duplas de drenagem profunda na Avenida do Vaticano e mais 130 metros de galerias simples na Rua do Entroncamento, nas proximidades da Avenida Polinésia.
“O prefeito Edivaldo segue levando obras estruturantes e de grande impacto econômico e social para diversos bairros de São Luís. No Fumacê, área Itaqui-Bacanga, e no Recanto Verde/Vila Itamar, na zona rural, já estamos com as novas pontes quase prontas. São estruturas de extrema importância para o desenvolvimento dessas regiões. Essas obras, quando concluídas, vão garantir segurança na travessia, mobilidade, acessibilidade e melhores condições de vida para a população”, destaca o titular da Semosp, Antonio Araújo.
RECANTO VERDE
Na área do Recanto Verde, no trecho que liga o bairro à Vila Itamar, zona rural de São Luís, a Prefeitura de São Luís está construindo uma ponte de concreto armado com 36 metros de comprimento, duas vias de trânsito (mão dupla) e passagens de pedestres com guarda-corpo nos dois lados da estrutura. A obra está bastante avançada e, nesta semana, estão sendo concretados os últimos trechos da ponte, isto é, as lajes de transição e as muretas de proteção laterais.
Neste caso, serão concretadas duas lajes de transição, sendo uma na cabeceira que dá acesso ao Recanto Verde e outra na cabeceira de acesso à Vila Itamar, esta última já está com as armações de aço prontas e a concretagem está prevista para este fim de semana. Já a laje transição da cabeceira do Recanto Verde, os trabalhos atuais são de preparação do aterramento para início da confecção da armação de aço.
No aspecto geral da obra, verifica-se que já foi construída toda a infraestrutura da ponte, isto é, todas as vigas de sustentação, a pré-laje, o tabuleiro central já foi concretado e boa parte das muretas laterais também. Nos dois lados da ponte, as grades de proteção das passagens de pedestres estão instaladas e falta dar acabamento no piso de concreto.
Depois de concluída a concretagem das lajes de transição e as últimas peças de concreto armado estiverem prontas (trechos do guarda-corpo e das saídas das alas), será iniciada a pavimentação da ponte e das vias de interligação dos bairros Recanto Verde e Vila Itamar.
SÃO LUÍS EM OBRAS
A construção de novos acessos integra a política de ampliação da infraestrutura urbana e da malha viária da gestão do prefeito Edivaldo, que tem avançado por toda a cidade com dezenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de macrodrenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, unidades de saúde, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.
Além das pontes do Fumacê e do Recanto Verde, a Prefeitura construiu também a Ponte do Baixão, localizada no Jardim São Cristóvão. São 10 metros de extensão e passeio para pedestres nas duas laterais. Também foi executado asfaltamento das ruas e avenidas do bairro.
A obra permite maior fluidez no trânsito, garantido mobilidade para moradores e para quem trafega pela região da Cidade Operária, São Raimundo e São Cristóvão, respectivamente, interligando a Avenida 2 com a Avenida Paulo VI, transpondo um trecho do Rio Paciência, que tem servido como canal de escoamento e que, anualmente, recebe grande fluxo de enxurrada, vindo de vários bairros adjacentes.
Por esta razão, eram constantes os alagamentos e enchentes na localidade. Em resposta à esta situação, paralelamente à ponte, a Prefeitura construiu uma galeria tripla de drenagem, feita com tubulações de concreto armado de 1.200 mm de diâmetro, por uma extensão de aproximadamente 500 metros da Avenida 2.
Publicado em: Política