Publicado em 06/nov/2020
por Caio Hostilio
Que tipo de gente o eleitor ludovicense pretende colocar aí?
Tem sido assim nas campanhas eleitorais há mais de um século, mas esperava-se que uma nova realidade se impusesse… A disputa pela capital Maranhão, nessa campanha, está recheada de promessas mirabolantes, demagogia e populismo.
A promessa mais mirabolantes e escabrosa é a do candidato Duarte Junior com o seu auxilio emergencial. Isso só vem mostrar a falta de conhecimento do eleitor com os ditames da administração pública e do orçamento… Com certeza o candidato se aproveita dessa desinformação, mostrando um populismo falso.
A demagogia se emplaca com o respeito ao questionamento crítico, cuja justiça eleitoral comunga com tudo isso, além dos atos demagogos com se o governador Flávio Dino e o ex-presidente e condenado Lula fossem governar São Luís, além da demagogia de um partido esquerdista querendo sair como o mais correto em tudo, quando o histórico de seus baluartes de São Paulo contradiz todo esse proselitismo.
Os programas eleitorais começaram com um festival de promessas mirabolantes, promessas esdrúxulas e demagogia, tanto da dita direita quanto da já combalida esquerda. Sempre foi assim em campanhas eleitorais, mas dessa vez ficou pior. Contudo, parece que os eleitores estão mais desconfiados e descrentes.
Os candidatos mais afoitos, na maior cara de pau (óleo de peroba neles) apresentaram uma ampla e sortida lista de promessas e compromissos que, provavelmente, não cumprirão se forem eleitos. E, pelo jeito, vem mais – se os eleitores aceitam e acreditam, por que não fazê-las?
Mas o que mais irrita, por subestimar a inteligência do eleitor, são as promessas mirabolantes e fora da realidade, compromissos que têm tudo para serem descumpridos, soluções simples – e inócuas – para problemas complexos, demagogia e populismo são parte integrante das campanhas eleitorais há mais de um século, mas esperava-se que uma nova realidade se impusesse aos políticos tradicionais. Até agora, continua tudo como era antes.
Para tristeza geral!!!
Publicado em: Política