Enquanto o candidato Duarte Jr (Republicanos) tenta explicar suas promessas e Rubens Jr (PCdoB) tenta vencer Jair Bolsonaro em uma eleição que o presidente não disputa, Neto Evangelista (Democratas) e Eduardo Braide (Podemos) acertam o tom de suas campanhas na reta final das eleições.
Evangelista centra em propostas e começa a, indiretamente, tonar-se a principal opção de voto útil aos que não querem que o líder das pesquisas, Eduardo Braide, vá ao segundo turno com uma “presa fácil”. Neto foi, pelo menos até agora, o único candidato que levou o debate realizado pela TV Difusora no último sábado para o horário eleitoral. Na ocasião o candidato saiu-se bem contra os adversários.
Eduardo Braide usa seu horário eleitoral na apresentação de propostas plausíveis e demole a tentativa de seus adversários de nacionalizarem a eleição. “Prefeito não tem que ser representante de governador ou de presidente, tem que representar o povo”. A fala é dinamite pura contra Duarte e Rubens Jr que insistem em se arvorar na figura de terceiros. A intensidade da campanha de Eduardo Braide nas últimas semanas ainda mantém acessa a chama de uma eleição resolvida ainda no primeiro turno.
O fato é que, em caso de segundo turno, há duas possibilidades de disputa. Uma campanha envolta em baixaria e uma centrada em debates. E está mais do que claro quais os candidatos irão fazer a opção pela baixaria e quais deles terão no embate de ideias suas principais armas.
É aguardar e conferir.
Publicado em: Política