Colocação de postes, instalação de lixeiras, ações de paisagismo e reforma das calçadas ocorrem ao mesmo tempo imprimindo um ritmo mais intenso de trabalho nos espaços que estão sendo reformados pela gestão do prefeito Edivaldo por meio do programa São Luís em Obras em parceria com o IPHAN
Prefeitura mantém frentes de trabalho simultâneas em reforma do Largo do Carmo, Praça João Lisboa e entornoNesta semana, a Prefeitura de São Luís iniciou a colocação dos postes de iluminação na Praça João Lisboa e Largo do Carmo, que estão sendo reformadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior por meio do programa São Luís em Obras. Os trabalhos, que têm a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), contemplam ainda obras de reforma da Rua de Nazaré e entorno. Além da colocação dos postes, que seguem o modelo original, de ferro fundido, várias ações estão ocorrendo simultaneamente no local como a instalação das lixeiras e o trabalho de jardinagem, com a plantação de grama ao redor das árvores do logradouro, bem como a reforma das calçadas das vias no entorno.
“Investir na revitalização da arquitetura das praças e locais históricos do Centro significa promover o exercício da cidadania, levando a população a usufruir e cuidar dos espaços públicos. Com a obra na João Lisboa, Largo do Carmo e entorno, estamos devolvendo a uma importante área da cidade o status de cartão-postal da nossa ilha”, ressalta o prefeito Edivaldo, que tem realizado, ao longo da sua gestão, diversas ações de urbanização, reforma e readequação de espaços públicos, tanto no Centro Histórico como nos bairros da cidade.
No Largo do Carmo, está sendo concluído o trabalho no piso, totalmente reformado, dando lugar a um pavimento misto de porções de granilite polido (tipo de cimento de alta resistência) com trechos de paralelepípedos e também piso tátil, ou seja, caminhos em alto relevo, que servem para orientar pessoas com cegas ou com deficiência de visão. A obra, por ocorrer em um espaço no coração do Centro Histórico, Patrimônio da Humanidade, segue a padrões técnicos rigorosos para preservar a originalidade do logradouro, ao mesmo tempo em que promove a modernização do espaço público, renovando e valorizando toda a arquitetura local.
“A parceria das ações da Prefeitura com o IPHAN tem dado ótimos resultados nos últimos anos, não somente na revitalização do Largo do Carmo e Praça João Lisboa, mas também em ações anteriores como a readequação da Rua Grande, Praça Deodoro e do Panteon, Pedro II, entre outras, que estão seguindo o mesmo rigor técnico que visa preservar os aspectos arquitetônicos originais em harmonia com as necessidades atuais de mobilidade e acessibilidade para pessoas com capacidade de locomoção limitada, como idosos e portadores de necessidades especiais”, destacou o superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary.
FRENTES
Na área que integra a Praça João Lisboa, há várias atividades ocorrendo simultaneamente. Enquanto algumas equipes trabalham no serviço de jardinagem, instalação de lixeiras e dos postes, outras executam a pavimentação nas vias destinadas à passagem de veículos, isto é, nos acessos à Rua do Sol, da Paz e do Egito, bem como nos acessos à Rua Humberto de Campos e Afonso Pena, além da Avenida Magalhães de Almeida, próximo à Rua Grande.
Nestes locais, toda a camada de asfalto antiga foi retirada e está sendo preparada a base, o leito da via, compactado com brita e compostos de piçarra, para a implantação de paralelepípedos, a fim de devolver a originalidade das ruas que circundam o logradouro. “O Largo do Carmo, de uma forma geral, estava bastante degredado, com ferragens expostas em alguns pontos, buracos nas calçadas, iluminação precária, enfim, uma série de problemas. O que estamos vendo, agora, a cada dia, é uma reforma completa”, comentou Antônio Luís Noleto de Sousa, comerciante de artigos fotográficos, estabelecido há muitos anos no local.
O conjunto de logradouros que compreende o Largo do Carmo e Praça João Lisboa, incluindo ainda a Rua de Nazaré, tem cerca de 12 mil metros quadrados de área. No local, também estão sendo recuperados os monumentos históricos como o tradicional relógio e a estátua do Frei Capuchinho Carlos Olearo que foram recolhidas para restauração. Lembrando que a estátua de João Lisboa, pelo tamanho e peso, o restauro está sendo feito no próprio local onde está fixada.
MAIS OBRAS
A reabilitação de área histórica é um desafio da Prefeitura de São Luís que tem buscado, sobretudo, valorizar as características arquitetônicas originais dos espaços públicos, como o que já foi realizado nas praças Deodoro, Panteon, Pedro II e Rua Grande. Também já passaram por reforma a Praça da Alegria, Praça dos Pescadores, Fonte das Pedras e Fonte do Ribeirão.
A lista de obras do Centro, mais recentemente, inclui-se a reforma do Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia, a requalificação da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e Fonte do Bispo. Lembrando que, por meio de parceria com a Vale e o IPHAN a Prefeitura de São Luís está implantando, ainda, um novo espaço público no Centro: a Praça das Mercês.
Publicado em: Política