Meta da gestão do prefeito Edivaldo é de que o programa se estenda para toda a rede da capital, ofertando, também, serviços de acolhimento de materiais para análise laboratorial e serviços odontológicos
Prefeitura de São Luís oferece atendimento aos sábados pela manhã em 17 unidades do programa Saúde na HoraA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), dispõe, atualmente, de 17 unidades de atendimento básico em funcionamento com horário estendido. Aos sábados, abrem das das 7h às 12h e de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. A estratégia de ampliação do horário de assistência em atenção primária no município integra o programa Saúde na Hora, implantado este ano na capital com a parceria do Ministério da Saúde (MS). Além de consulta em várias especialidades, a população tem à disposição aplicação de vacinas, curativos, entre outros serviços. A ação reforça a política de saúde da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.
Desde que a Prefeitura aderiu ao programa, que estende o horário de funcionamento dessas unidades, houve grande demanda, sobretudo aos sábados, fato que implica diretamente no descongestionamento das filas, cumprindo com o principal objetivo da estratégia. De acordo com o MS, 80% dos problemas de saúde que levam a população à emergência médica podem ser solucionados em na rede de atenção básica.
“O programa Saúde na Hora vem dando muito resultado e descongestionando os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, que pelo horário mais curto formava mais filas e fazia, também, com que muitos procurassem por atendimento nos serviços de emergência. Ou seja, com a adesão ao programa, temos permitido que as pessoas encontrem, de segunda a sábado, nossos serviços médicos, de enfermagem e de vacinação. A gestão do prefeito Edivaldo tem trabalhado muito para garantir saúde de qualidade para a nossa população”, declarou a titular da Semus, Natália Mandarino.
A meta da pasta é de que o programa Saúde na Hora se estenda para toda a rede da capital, ofertando, também, serviços de acolhimento de materiais para análise laboratorial e serviços odontológicos. Vale lembrar que a implantação da estratégia foi fundamental para a distribuição de doses da vacina contra a Influenza/H1N1 durante a campanha nacional. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o atendimento em horário estendido isentou as unidades de superlotação e garantiu atendimento seguro a quem buscou imunização.
SAIBA MAIS
UNIDADES SAÚDE NA HORA
1 -CS Laura Vasconcelos – BR 135, S/N, Estiva
2 -USF Vila Sarney – BR 135 km 6 – Rua Cantinho do Céu, nº 06, Vila Sarney
3 -USF Dr. Antônio Carlos Sousa Reis – Rua 02, Quadra 64, Bloco A, nº 24 e 26, Cidade Olímpica
4 – CS Santa Bárbara – Rua Principal, nº 180, Santa Bárbara
5 -CS Fabiciana Moraes – Rua 05, s/n, Habitar Nice Lobão
6 – CS São Raimundo – Av. José Sarney S/N, Mauro Fecury II
7 – CS Clodomir Pinheiro Costa – Av. Principal S/N, Anjo da Guarda
8 – CS Vila Bacanga – Avenida dos Portugueses, S/N, Vila Bacanga
9 – CS Vila Nova – Praça Sousa Gomes, S/N, Vila Nova.
10 – CS Carlos Macieira – Av. dos Africanos, S/N, Sacavém
11 – CS AMAR – Rua Deputado Luís Rocha, S/N, Vicente Fialho
12 – USF São Francisco – Rua das Paparaubas, Quadra 13, Lote 31, São Francisco.
13 – CS Liberdade – Rua Machado de Assis, S/N, Liberdade
14 – CS Turu – Av. 07-Conj. Habitacional Turu
15 – CS Cohab Anil – Avenida 04, S/N, Cohab Anil 4
16 – CS Genésio Ramos Filho – Rua Padre Vieira, S/N – Cohab Anil IV
17 – UBS Cintra – Rua da Companhia, nº. 01 – Anil
Publicado em: Política