Será possível que ninguém tinha certeza de que milhões e milhões seriam desviados, ainda mais sabendo do uso da urgência e emergência, que dispensa a licitação? Ora bolas!!! Só muita inocência… O Congresso Nacional é responsável sim por essa avalanche de corrupção pelo Brasil afora, cujos respiradores adquiridos por preços superfaturados não serviriam par nada e as obras de hospitais de campanha não ia sair de lonas armadas (circos). O STF, por sua vez, deu total liberdade a estados e municípios, que agiram arbitrariamente e com muita truculência contra o cidadão, além de os garantir muito dinheiro… Alguém ainda tem dúvida de que a corrupção é endêmica no Brasil com total apoio do Congresso Nacional e do STF?
A operação da Polícia Federal (PF) deflagrada quarta-feira (10) no Pará, que investiga supostas fraudes na compra de respiradores, essenciais para o tratamento de vítimas em estado grave da covid-19, dá sequência a uma série de ações similares vistas em vários pontos do país desde o início da pandemia.
Para ser preciso, quinze Estados e o Distrito Federal apuram irregularidades no uso de verbas que deveriam ser destinadas ao combate à pandemia.
A urgência da situação sanitária, com o avanço do número de infectados pelo novo coronavírus, fez com que o Congresso Nacional aprovasse uma medida provisória do governo federal que dispensava licitação, durante o período de calamidade pública, na compra de equipamentos necessários para o combate aos casos da covid-19.
Assim, ficou mais fácil e rápido a governadores e prefeitos de todo o Brasil adquirir máscaras, luvas, álcool gel, ventiladores pulmonares (respiradores) e outros itens hospitalares. Porém, como um ônus à medida, também abriu-se uma brecha para falcatruas.
Publicado em: Política