Pesquisa da XP Investimentos indica que o governo do presidente Jair Bolsonaro é rejeitado por 36% dos brasileiros, que acha sua administração ruim ou péssima. Outros 30% respondem que está tudo ótimo ou bom. E 31% escolhem a opção regular.
O estudo foi realizado pela empresa de pesquisas Ipespe, por meio de ligações telefônicas com operadores conversando com os entrevistados. A coleta de dados com 1.000 pessoas foi de 16 a 18 de março. A XP e o Ipespe dizem que a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Como se observa no quadro acima, a variação da popularidade de Bolsonaro ficou nas 3 curvas praticamente dentro da margem de erro.
O período de realização da pesquisa da XP (16 a 18 de março de 2020) coincidiu com os dias em que houve panelaços em algumas cidades.
Também chama a atenção no relatório da pesquisa que os brasileiros seguem entendendo que a atual situação de baixo crescimento econômico deve ser creditada mais a outros presidentes do que a Bolsonaro.
Mas é notável que os petistas Luiz Inácio Lula da Silva (com 27%) e Dilma Rousseff (14%) são ainda, somados, os políticos vistos pelos brasileiros como os maiores responsáveis pela situação atual do país: 41% acham que os governos do PT levaram o país à atual situação.
A pesquisa pontou ainda que 92% dos entrevistados disseram que a pandemia do novo coronavírus vai impactar negativamente na economia brasileira. 61% acham que a melhor opção para combater esses efeitos serão medidas para estimular o crescimento. 24% apostam no avanço das reformas tributária e administrativa.
Publicado em: Política