O próprio Lula tem conhecimento de que o PT se tornou um partido detestado pela maioria dos brasileiros e que seria ruim para Haddad (o poste) brigar pela presidência do Partido, pois ele ficaria com a testa carimbada “PT”, e defendeu que a presidência do PT fique com a Gleisi, ou seja, permaneça com o carimbo “PT” em sua testa…
Em entrevista à BBC Brasil, Lula disse:
“A Gleisi é a melhor pessoa nesse momento para ser a presidenta do PT”, disse Lula. “Porque ela é corajosa, porque ela defende o PT em qualquer situação, e porque ela provou que foi uma extraordinária presidente. Eu não estou dizendo para você, eu disse para o Haddad: ‘Você não deve ser candidato a presidente do PT. Você virou uma personalidade pública nesse país. Se você entrar na presidência do PT, você vai ficar com um carimbo na testa de PT e você não vai ter a amplitude que você pensa que vai ter’.”
Lula falou ainda:
“Quando eu, nas eleições de 1989 virei muito grande, sabe o que eu fiz? Criei um instituto, saí da presidência do PT, para poder ter relações com outras pessoas. Por isso que eu acho que o Haddad não pode ser presidente do PT, porque o Haddad teve uma representação maior do que o partido. Ele precisa conversar com essa sociedade além do PT que votou nele e ele não pode estar com um carimbo do PT. Ele tem que ser uma personalidade. É simplesmente por isso que eu pedi para o Haddad não ser presidente e pedi para o partido que a Gleisi Hoffmann é a pessoa que tem mais competência hoje para ser presidente do partido.”
Publicado em: Política