“Os jovens têm força de transformação no processo de construção de uma sociedade melhor, são poderosos agentes das mudanças que sonhamos e que são essenciais para o avanço social”.
Em pronunciamento durante Sessão Solene promovida pela Câmara dos Deputados, ontem, em homenagem ao Dia Internacional da Juventude, o deputado federal Hildo Rocha destacou que os jovens sempre lideraram os processos de lutas por melhorias sociais e avanços que a sociedade moderna conquistou nos últimos séculos.
“Os jovens têm força de transformação no processo de construção de uma sociedade melhor, são poderosos agentes das mudanças que sonhamos e que são essenciais para o avanço social”, enfatizou o deputado.
Apoio e diretos assegurados
Rocha destacou ainda que a construção de uma sociedade mais justa e igualitária passa pela participação plena dos jovens. De acordo com o parlamentar maranhense, o papel do poder público nesse processo deverá ser de forma a criar oportunidades para que os jovens possam ter pleno acesso à educação; a novos conhecimentos; à saúde; ao esporte e ao entretenimento.
“As políticas públicas voltadas para a juventude são essenciais para que a gente possa ter a certeza de um futuro melhor para o país, pois o futuro depende do nosso presente. Cabe à sociedade e ao poder público ouvir a voz dos jovens e possibilitar a sua participação nas decisões que os afetam. Precisamos garantir espaços seguros para a juventude, no qual crianças e adolescentes tenham seus direitos preservados e suas vozes ouvidas”, declarou o parlamentar.
Desafios
Rocha disse que atualmente cabe aos jovens a exaustiva missão de buscar soluções aos inúmeros desafios da sociedade e contribuir para a paz, a felicidade e a prosperidade.
“Nos dias atuais, os jovens têm apresentado novas concepções sociais, culturais e políticas, provocando a sociedade quanto aos desafios do presente diante dos caminhos para o futuro. Cabe a nós no parlamento e aos poderes constituídos compreendermos essas novas reflexões e pautas e colocarmos em ação”, afirmou Hildo Rocha.
Dia Internacional da Juventude
O Dia Internacional da Juventude, é celebrado em 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em Lisboa, no ano de 1998.
Atualmente existem no mundo mais de 1 bilhão e oitocentos milhões de pessoas na faixa de dez a 24 anos de idade. É o maior número nessa faixa etária já registrado em toda a história.
Evento prestigiado
Além de Hildo Rocha, participaram do evento os deputados: Fabio Freitas; Júlio Cesar Ribeiro; Marcos Pereira e Ossesio Silva. Também participaram da solenidade a representante da Sociedade Civil no Conselho Nacional de Juventude e da Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal – ADEF/DF, Naiara de Assis Gresta; o Coordenador Distrital da Força Jovem Universal, Dayvid Windson, representando o Coordenador Nacional, Bispo Celso Júnior; o Secretário de Estado de Juventude do Distrito Federal Léo Bijos; o Coordenador Nacional do PRB Juventude Republicana e Presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB) Renato Junqueira; a Secretária Nacional de Juventude do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Jayana Nicaretta da Silva e a Conciliadora da Justiça Federal, Mafra Meris.
Publicado em: Política