Os deputados Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Vinicius Louro (PL), Zito Rolim (PDT) e Duarte Jr. (PC do B) participaram, na tarde desta terça-feira (2), no Palácio dos Leões, da assinatura de um protocolo de intenções entre o Governo do Maranhão e a mineradora Vale, que resultará em investimentos em torno de R$ 60 milhões, nas áreas de educação, saúde, patrimônio cultural e segurança.
Para Othelino Neto, o protocolo é um ganho para o Maranhão. “O estado deu mais um grande passo com a oficialização dessa parceria com a Vale, que deverá ajudar na ampliação de programas sociais, aquisição de equipamentos, melhorias dos serviços de abastecimento de água e recuperação de imóveis históricos, entre outros investimentos. Os maranhenses só têm a ganhar”.
Na área da educação, os investimentos incluirão a construção e reforma de escolas, assistência-técnica pedagógica, formação continuada para professores, entrega de kits e livros escolares e alfabetização de crianças. Ainda será possível ampliar o programa “Escola Digna” e incrementar os Institutos Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema), que também serão contemplados com novos laboratórios.
“O ato mostra que a união faz a força e o governo sempre age em parceria com aqueles que querem ajudar. São serviços e programas que têm um aproveitamento imediato, a exemplo do que será investido em educação, com a alfabetização de crianças e o aprimoramento do conhecimento dos professores, por exemplo”, disse o governador Flávio Dino.
Recuperação de prédios
A parceria resultará ainda na recuperação de prédios do Centro Histórico de São Luís, por meio do programa “Nosso Centro”, gerenciado pela Secretaria Estadual das Cidades e Desenvolvimento Urbano.
“Estamos felizes com essa parceria, pois são investimentos em áreas importantes para o governo, para a Vale e, principalmente, para quem vive ou visita o Maranhão”, afirmou o diretor-executivo de Relações Institucionais da Vale, Luiz Eduardo Osorio.
Outro investimento será na área de saneamento básico, onde a Vale pretende elaborar um diagnóstico de saneamento para a capital, identificando os pontos que mais necessitam dos serviços de esgotamento sanitário.
Para combater a criminalidade ao longo da Estrada de Ferro Carajás, a Vale cederá quatro imóveis da empresa, em regime de comodato, à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), para que as polícias civil e militar instalem bases operacionais, administrativas, centros de treinamento e alojamentos. Os imóveis estão localizados nas cidades de Vitória do Mearim, Alto Alegre do Pindaré, Açailândia e São Pedro da Água Branca.
“O governador Flávio Dino está de parabéns por esta parceria tão importante com uma empresa privada, que só terá pontos positivos para o povo do Maranhão nas mais diversas áreas. Tenho certeza de que o Governo do Maranhão usará esse benefício com muita sabedoria”, ressaltou o deputado Zito Rolim.
Corpo de Bombeiros
Em alusão ao Dia Nacional dos Bombeiros Militares, comemorado nesta terça-feira (2), a Vale ainda anunciou doação de mais de R$ 8 milhões ao Corpo de Bombeiros do Maranhão, em reconhecimento aos serviços prestados pela corporação.
Com a doação, serão adquiridas 15 novas embarcações, que inclui botes infláveis, motos aquáticas, equipamentos de combate a incêndio, ambulâncias e caminhonetes.
“Uma corporação de heróis tão importante para o país e que tem ajudado a Vale neste momento tão difícil. De fato, são anjos da guarda da sociedade”, disse Luiz Eduardo Osorio.
Publicado em: Política