Alunos da Creche-Escola Sementinha fazem ensaio final para apresentação no ‘Arraiá do Povo’

Publicado em   15/jun/2019
por  Caio Hostilio

Alunos da Creche-Escola Sementinha fizeram, nesta sexta-feira (14) pela manhã, o ensaio final da brincadeira de bumba meu boi que vão apresentar, neste sábado (15), às 18h30, no segundo dia do ‘Arraiá do Povo’. A festança junina é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), por meio do Grupo de Esposa de Deputados do Maranhão (Gedema).

A diretora da Sementinha, Ilza Lima, acompanhou o ensaio e destacou que abriu a brincadeira para a participação de alunos de todas as séries, enfatizando a alegria e o entusiasmo, com o acompanhamento de professores e orientadores. “Os preparativos para a apresentação começaram desde o início de maio. Ampliamos para todas as turmas e vamos fazer a apresentação tendo como tema Dança Nordestina”, afirmou.

A coordenadora do Ensino Fundamental, Andrea Evangelista, também acompanhou o ensaio e destacou a empolgação dos alunos. Ela contou que o Boi da Creche-Escola Sementinha se apresenta desde 2002, permitindo que os alunos tenham acesso aos ritmos maranhenses e nordestinos.

Os 40 alunos que integram a brincadeira participaram com empolgação e entusiasmo, portando vários instrumentos, como o maracá, e repassaram os trechos de danças, cantando músicas nordestinas e toadas maranhenses. O miolo do Boi, Pedro Moura, da 4ª série, mostrou muita desenvoltura. “Estou muito feliz em ser o miolo do boi e ter a oportunidade de brincar com meus colegas”, disse.

O professor de música da Creche-Escola, George Campos, é o puxador do Boi da Semetinha. Ele elogiou o desempenho dos alunos e contou que escolheram um repertório especial, ligado ao tema Dança Nordestina, mas não podiam deixar de fora músicas maranhenses. “Não podíamos deixar de fora as músicas maranhenses. Escolhemos duas: “Esqueça”, do Boi Pirilampo, e “Nordeste”, do Boi de Nina Rodrigues”, revelou.

“Todo mundo fica feliz dançando”, disse a pequena Ellen Sofia, da 1ª série, que dança no Boi de Axixá. “Eu já sabia dançar e estamos nos divertindo muito, o nosso boi é muito legal”, completou.

Evelyn Cristina, da 4ª série, também disse que acredita que vão fazer uma apresentação muito boa. “A apresentação vai ser muito boa. Eu já não vou estar aqui no próximo ano e estou aproveitando. Já danço desde 2 anos”, afirmou.

Muito honrada por, mais uma vez, eu e @othelinoneto termos sido convidados para sermos os padrinhos oficiais do Boi de Nina Rodrigues, que recebeu a benção para o início da temporada junina na noite de ontem, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.  Eu, como uma entusiasta da cultura, fico feliz em ser madrinha do Boi de Nina, responsável por levar em suas toadas a nossa cultura maranhense e que, este ano, presta uma bela homenagem ao tambor de crioula.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos