Quanto a essa denúncia, a FAMEM tem que realmente apurar os fatos: “Ainda na marcha realizada em Brasília, prefeitos maranhenses denunciaram que deputados estariam exigindo a contratação de assessorias por estes indicadas como contrapartida para garantir a liberação de emendas. A federação das associações dos municípios do estado do Maranhão – FAMEM ficou de apurar essas denuncias.”
CONVÊNIOS PERDIDOS
A partir do mês de julho do ano de 2008, o Governo Federal através do Ministério do Planejamento, orçamento e gestão, lançou um programa online, denominado SICONV que unificaria todos os programas já existentes para obtenção de recursos financeiros da união assim como, serviria para acelerar os processos e também facilitar o acompanhamento da execução e a prestação de contas dos convênios celebrados.
Entretanto os municípios brasileiros, e em especial aos do estado do Maranhão não se preocuparam em treinar as suas equipes técnicas para aprender o referido programa, dai passaram a contratar assessorias na tentativa de solucionar esse problema.
Ficou ainda pior, pelo motivo de que essas assessorias na sua grande maioria até a presente data também não sabem como utilizar de forma correta esse programa, prejudicando os municípios contratantes, fato este constatado na ultima marcha dos prefeitos realizada no mês de abril em Brasília, que contou com a maciça participação de prefeitos do nosso estado.
A lição que se toma é que essas assessorias em sua grande maioria instaladas em quartos, garagens, salas e até mesmo no quintal dessas pessoas ditas “assessores“ não tem a menor estrutura técnica/ administrativa, física e financeira para dar suporte para os municípios maranhenses, sequer os conhece, fatos estes que os fazem cometer gravíssimos erros quando do lançamento das propostas no SICONV.
Poucas são as assessorias em nosso estado que são legalizadas, e possuem estrutura física, quadro de pessoal e são técnica e administrativamente capazes de atender com competência os nossos municípios.
Ainda na marcha realizada em Brasília, prefeitos maranhenses denunciaram que deputados estariam exigindo a contratação de assessorias por estes indicadas como contrapartida para garantir a liberação de emendas. A federação das associações dos municípios do estado do Maranhão – FAMEM ficou de apurar essas denuncias.
Publicado em: Política