Se a moda pega!!! Ciclistas organizam protesto sem roupa para reivindicar respeito no trânsito

Publicado em   13/mar/2019
por  Caio Hostilio

Participantes da edição realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, em 2012
Participantes da edição realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, em 2012 
Rodrigo Berthone

Ciclistas organizam para o próximo sábado um protesto pelas ruas da cidade que promete ser o centro das atenções de quem estiver pelo caminho. Para chamar a atenção sobre a vulnerabilidade a que estão submetidos no vai e vem do trânsito, farão uma pedalada, com o mínimo de roupa possível, entre o Centro e a Zona Sul. A Pedalada Pelada está marcada para começar às 19h30m, na Cinelândia, em frente ao Cine Odeon (com concentração a partir das 18h). A ideia é encerrar o trajeto na Praia Vermelha, na Urca, na Zona Sul do Rio.

Uma página para divulgar o evento foi criada no Facebook. Até o momento, conta com 111 interessados.

A Pedalada Pelada faz parte de um movimento mundial que organiza eventos com ciclistas em diversos países pelo mundo reivindicando mais amor, respeito e consciência no trânsito. No exterior, tais pedaladas são batizadas de World Naked Bike Rides (WNBR). No Rio, o evento marcado para sábado é a sexta edição do Pedalada Pelada, segundo Tavares. Em São Paulo, em 2018, foi realizada a 11° edição. Capitais como Salvador e Belo Horizonte também já receberam a pedalada sem roupa.

A nudez, entretanto, não é imposta a quem quiser participar.

— Ela não é obrigatória, apenas incentivada. O ciclista tem de ir com a quantidade de roupa com que se sentir confortável. O protesto não tem nenhuma conotação sexual, encaramos nossos corpos com naturalidade — diz Tavares, destacando o caráter festivo da pedalada. — É um protesto animado, é uma festa, não é uma coisa séria. Tem música, cartazes, pintamos nossos corpos. A recepção costuma ser positiva, de apoio, com pessoas batendo palma.

Naturistas que frequentam a Praia do Abricó prometem participar do evento e aproveitar para cobrar melhorias no recanto nudista encravado em Grumari.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos