Hoje (13), o deputado Zé Gentil(PRB) se reuniu com o vice-governador Carlos Brandão (PRB) para buscar incentivos para a implantação do Porto Seco em Caxias, cujos estudos já mostraram a viabilidade do projeto, que servirá de aporte logístico para o Porto do Itaqui, em São Luís.
O vice-governador Carlos Brandão se mostrou entusiasmado com que fora apresentado pelo deputado Zé Gentil. Carlos Brandão disse que essa implantação trará o desenvolvimento sustentável para Região, além de gerar emprego e renda aos maranhenses que ali escolheram para viver.
Para o deputado Zé Gentil, a grande vantagem de um porto seco está nos custo, haja vista que a carga importada pode permanecer armazenada por até 120 dias no porto seco, enquanto que na zona primária seria apenas 90 dias. “Outra vantagem é a maior agilidade do desembaraço aduaneiro, visto o menor volume de cargas; e como o tempo de espera é menor, economiza-se também com a armazenagem.
Zé Gentil sabe das dificuldades financeiras para a implantação de um porto seco, porém lutará para que Caxias seja a primeira cidade do Maranhão a receber esse meio de geração de emprego e renda. “É preciso ter a concepção de que as reformas estruturais que têm sido feitas para criar competitividade em custo e logística passam pelos portos secos, que são estabelecidos junto a um complexo econômico regional de industrialização e/ou serviços e tornam possível a otimização no escoamento de produtos”, disse o deputado Zé Gentil.
No próximo dia 19 (terça-feira), o vice-governador Carlos Brandão, o deputado Zé Gentil e comitiva estarão na 25ª Edição da Intermodal South América, em São Paulo, onde serão apresentadas as novidades para implantações de Portos Secos.
Publicado em: Política