Ontem (03), estive conversando com um turista que veio apreciar o Carnaval de São Luís e ele me disse que duas coisas chamaram a sua atenção pelo aspecto cultural, pela musicalidade e pela beleza da percussão.
Segundo ele, os Blocos Tradicionais traz uma beleza diferente dos carnavais espalhados pelo Brasil afora, pois são fantasias diferenciadas e, principalmente, o modo autentico dos ludovicenses em se transportarem para os séculos passados.
Quanto a percussão, o turista me disse é algo místico e que traz um encanto que se mistura ao casario histórico de São Luís.
Outro grupo carnavalesco que lhe chamou a atenção foi o Bicho Terra. Para ele, o Bicho Terra tem músicas que se misturam com o ludovicenses. “São músicas que fazem o povo não parar de pular, com versos bem típicos do povo daqui de São Luís. As fantasias são encantadoras e as coreografias são belas e diferentes, que traduzem a paz”, disse ele.
“A mistura dos instrumentos de sopro com os de percussão, também, é bem diferente da batucada tradicional dos carnavais por todo o Brasil. Tem uma identidade própria”, afirmou o turista.
Em minha opinião, o turista com quem conversei tem toda razão, haja vista que são esses grupos que mantém a verdadeira cultura de São Luís. E como disse certa vez num artigo: “A verdadeira identidade de um povo está na sua cultura…”, publicado no dia 31 de agosto de 2011.
Que não deixem acabar essa rica cultura ludovicense, assim como seu magnífico Centro Histórico, pois se misturam num ambiente de encantos!!!
Publicado em: Governo