Primeiramente se deve parabenizar o presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, em garantir o resgate do acervo histórico do Legislativo, cujos documentos são deslumbrantes aos olhos dos que amam a história.
E hoje (25), aconteceu a sessão solene em comemoração aos 184 anos do Legislativo maranhense, que teve como orador, para dispor sobre a vida do poder, o ex-deputado Sávio Dino. Seu discurso foi um passeio memorável na historicidade da Assembléia Legislativa.
É importante ressaltar que nenhum povo teria podido sobressair e ocupar um lugar de privilégio no conceito das nações, nem figurar entre os mais destacados da história, se não tivesse existido aqueles que buscam preservar a história.
Por isso, é importante parabenizar o trabalho conduzido pelo diretor de administração da Assembléia Legislativa, Antino Noleto, que se empenhou no trabalho de resgate e recuperação desse acervo grandioso e o trabalho de divulgação, efetuada pelo diretor de comunicação, jornalista Edwin Jinkings. Ambos merecem ser aplaudidos por todos aqueles que admiram a história.
Após a sessão solene, os convidados foram ver o acervo resgatado. A documentação traz o sentido real do “belo”, haja vista que se observa o quanto o histórico mostra qualidade literária, social e política desses 184 anos de vida.
O que se pode dizer desse rico acervo? Que em todas as épocas que a humanidade atravessou nada deu maior categoria e prestígio aos povos civilizados do que o desenvolvimento de sua capacidade de estudo; capacidade que foi tanto mais ampla quanto mais oportunidades eram oferecidas à inteligência para sua livre manifestação.
Essa exposição se manterá por 30 dias e me atrevo a sugerir aos docentes: da rede estadual, rede municipal e da rede particular, que levem seus alunos a essa exposição e, assim, mostrem esse acervo, que além de prazeroso traz conhecimento para o engrandecimento social.
Publicado em: Governo