Prefeito Edivaldo acompanha Passeio Serenata pelo Centro Histórico de São Luís

Publicado em   19/jul/2018
por  Caio Hostilio

A atividade integra as ações do Programa Férias Culturais, executado pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur)

O prefeito Edivaldo participou da atividade e caminhou todo o percurso, de quase duas horas, ao lado de populares

Atraídos pela programação de férias da Prefeitura de São Luís, ludovicenses e turistas lotam o Centro Histórico na noite desta quarta-feira (18) para acompanhar o Passeio Serenata. O prefeito Edivaldo participou da atividade e caminhou todo o percurso, de quase duas horas, ao lado de populares. O evento integra o Programa Férias Culturais que se estende durante todo este mês. Durante o passeio os participantes têm a oportunidade de conhecer mais sobre a história da capital maranhense, por meio de música, interpretações teatrais e informações de um guia de turismo. O programa, coordenado pela Secretaria de Turismo, reforça as ações que vêm sendo colocadas em prática na gestão do prefeito Edivaldo para o fortalecimento do turismo e a valorização da cultura local.

“São Luís é uma ilha encantadora, e nossa história atrai cada vez mais os turistas e ludovicenses. O Passeio Serenata é uma oportunidade para que, de forma lúdica e cultural, as pessoas possam conhecer e descobrir as riquezas e belezas da nossa São Luís. Essa é mais uma ação da Prefeitura de São Luís para valorizar o Centro Histórico”, ressaltou o prefeito Edivaldo, que esteve acompanhado da primeira-dama Camila Holanda e da secretária de Turismo, Socorro Araújo.

O Passeio Serenata teve início na Praça Benedito Leite e seguiu por vias do Centro Histórico como Avenida Dom Pedro II, Rua de Nazaré, Rua da Estrela, Rua da Alfândega, mostrando também os detalhes do Beco Catarina Mina e da Rua Portugal, finalizando o passeio na Praça da Praia Grande. O trajeto é acompanhado por guia de turismo e ao longo do percurso, personagens como Daniel de La Touche, Marquês de Pombal, Ana Jansen e Dom Sebastião contam a história da capital maranhense.

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, conta que a intenção do programa, bem como das demais ações desenvolvidas na área do Centro Histórico contribuem para o fortalecimento do turismo na capital. “Estamos promovendo uma série de atividades, projetos e desenvolvendo parcerias, a fim de fazer com que a população e os turistas tenham um olhar diferenciado para esta região da cidade, que carrega grande parte da nossa história e concentra traços da cultura local”, diz a titular da Setur.

Durante o passeio, além da história contada por personalidades históricas, um guia de turismo contava ao público curiosidades sobre as famosas lendas, as pedras de cantaria, os azulejos e a arquitetura da cidade. A música também fez parte da caminhada. O público acompanhou o grupo musical que entoava canções como Perfídia, Quando te vi, Ilha Bela, Luar do Sertão, Ilha Magnética e muitas outras.

“Estou adorando este passeio. É muito importante a gente conhecer e descobrir coisas novas sobre a história da nossa cidade. Estou encantada”, disse a ludovicense, Maria Vitória Dias, 70 anos, que participou do passeio ao lado do filho. “É muito bom para que ela possa lembrar das histórias contadas a ela no passado”, contou Josuelton Dias, que também aprovou a iniciativa da Prefeitura de São Luís.

O Passeio Serenata contribui de forma significativa para que os turistas conheçam a cidade. Não só os pontos turísticos, mas também os artistas, a cultura e a história local. A turista Ana Cristina Soares, que mora no Rio de Janeiro, ficou impressionada com o passeio. “É muito rica essa mistura de música, história e todo esse ambiente. É a primeira vez que venho a São Luís e é muito difícil a gente ver iniciativas como essa em outros lugares. Eu nunca tinha participado de um movimento como esse. É muito linda a quantidade de gente que está aqui hoje”, contou.

FÉRIAS CULTURAIS

As atividades do Programa Férias culturais estão sendo realizadas ao longo do mês de julho com o objetivo de fortalecer o turismo na cidade durante o período de férias. Além do Passeio Serenata, fazem parte do programa atividades como o Roteiro Reggae e o Conheça São Luís nas Férias.

O Roteiro Reggae propõe um passeio pelas ruas de São Luís e, durante o trajeto, o público passa por locais no Centro Histórico que tenham identificação com o estilo musical que deu a São Luís o título de “Jamaica Brasileira”. Um guia especializado conduz os visitantes aos lugares que foram representativos para a história do reggae, com apresentação de grupos de dança que apresentam e contagiam os participantes com o ritmo.

Com o Conheça São Luís nas Férias, os participantes percorrem as ruas conhecendo os principais pontos turísticos localizados no Centro Histórico da capital. A história, em cada ponto é contada por personagens icônicos da história de São Luís, que destacam os fatos mais importantes da nossa história.

Todos os passeios têm início na Praça Benedito Leite. As atividades do Conheça São Luís nas Férias acontecerá, ainda, no dia 26 de julho, a partir das 16h. Já o Roteiro Reggae acontecerá no dia 25 de julho, com concentração às 19h.

  Publicado em: Governo

One Response to Prefeito Edivaldo acompanha Passeio Serenata pelo Centro Histórico de São Luís

  1. Reynaldo Aragão Pinto Filho says:

    Acertaram,como se diz na gíria ” na mosca”,essa ideia genial de Serenata no centro histórico. Os poucos turistas que estavam no local adoraram esse regate da história no nosso acabado centro histórico. Ainda é preocupante a escuridão em muitos lugares dessa região.Os lanpeões colocados nos casarões são decorativos,bonitos mas não ajudam na iluminação para uma boa segurança. No entanto o passeio é maravilhoso. Parabéns Edivaldo.

Deixe uma resposta

Publicidade



Busca no Blog