Não houve mudança nenhuma, muito pelo contrário, piorou em tudo!!! E olha que a ex-gestão deixou várias obras de presídios em andamento e agora a gestão comunista de araque alardeia que entregou várias unidades prisionais… É muita cara de pau… Só muito óleo de peroba!!! Lotação e baixo número de agentes penitenciários torna preocupante a segurança nas unidades prisionais, segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários.
Presídios no Maranhão tem 6.057 vagas para uma população de 12.738 detentos. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
G1 Ma
Os presídios do maranhão tem vagas apenas para a metade da população carcerária. São apenas 6.057 vagas para uma população de 12.738 detentos. Ou seja, os presídios estão com o dobro da capacidade. Além disso, o Estado possui apenas 1.400 agente penitenciários.
De acordo com o Ideraldo Lima, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, o número está muito abaixo do que é necessário para manter o controle dentro dos presídios. Segundo ele, a superlotação é a causa de muitos problemas dentro do sistema penitenciário.
“Pouco efetivo para uma quantidade maior de internos. Pode a qualquer momento ter um problema maior e aí a quantidade de efetivo para a segurança não é suficiente para conter qualquer problema dentro da unidade”, afirmou.
“Um dos primeiros questionamentos é relação ao banho de sol, como era feito esse banho de sol e, principalmente, como essa arma branca chegou até ele”, declarou Karoline.
A Polícia abriu inquérito para investigar o caso e Johnatan foi encaminhado para o Plantão Central de Polícia Civil do bairro Vila Embratel para prestar depoimento. Ele já foi condenado pelo assassinato do jornalista Décio Sá, em abril de 2012, e agora deve responder por mais este crime, segundo a OAB-MA
.Johnatan causou a morte de um detento dentro da penitenciária de pedrinhas, segundo a polícia. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
O Governo do Estado do Maranhão informou que tem investido na ampliação da quantidade de vagas do sistema prisional e que, nos últimos seis anos, entregou três novas unidades prisionais.
Publicado em: Governo