E as promessas mirabolantes não passaram de mentiras!!! Presídios do Maranhão comportam apenas metade da população carcerária

Publicado em   09/jan/2018
por  Caio Hostilio

Não houve mudança nenhuma, muito pelo contrário, piorou em tudo!!! E olha que a ex-gestão deixou várias obras de presídios em andamento e agora a gestão comunista de araque alardeia que entregou várias unidades prisionais… É muita cara de pau… Só muito óleo de peroba!!! Lotação e baixo número de agentes penitenciários torna preocupante a segurança nas unidades prisionais, segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários.

Presídios no Maranhão tem 6.057 vagas para uma população de 12.738 detentos. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

G1 Ma

Os presídios do maranhão tem vagas apenas para a metade da população carcerária. São apenas 6.057 vagas para uma população de 12.738 detentos. Ou seja, os presídios estão com o dobro da capacidade. Além disso, o Estado possui apenas 1.400 agente penitenciários.

De acordo com o Ideraldo Lima, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, o número está muito abaixo do que é necessário para manter o controle dentro dos presídios. Segundo ele, a superlotação é a causa de muitos problemas dentro do sistema penitenciário.

“Pouco efetivo para uma quantidade maior de internos. Pode a qualquer momento ter um problema maior e aí a quantidade de efetivo para a segurança não é suficiente para conter qualquer problema dentro da unidade”, afirmou.

Às 07h30 da manhã de domingo, no complexo penitenciário São Luis, foi registrado mais um caso de violência dentro envolvendo detentos que cumprem pena em regimes diferentes. A Secretaria de Administração Penitenciária informou que detentos ocupavam celas individuais e que, durante o banho de sol, o preso Johnatan de Sousa Silva feriu no peito o preso Alan Kardec Dias Mota com um pedaço de ferro que retirou do banheiro. Alan Kardec acabou morrendo.A Comissão de Política Criminal e Penitenciária da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA) informou que vai fazer uma visita ao complexo penitenciário para questionar e entender como tem funcionado o regime diferenciado para detentos nessa situação.

“Um dos primeiros questionamentos é relação ao banho de sol, como era feito esse banho de sol e, principalmente, como essa arma branca chegou até ele”, declarou Karoline.

A Polícia abriu inquérito para investigar o caso e Johnatan foi encaminhado para o Plantão Central de Polícia Civil do bairro Vila Embratel para prestar depoimento. Ele já foi condenado pelo assassinato do jornalista Décio Sá, em abril de 2012, e agora deve responder por mais este crime, segundo a OAB-MA

.Johnatan causou a morte de um detento dentro da penitenciária de pedrinhas, segundo a polícia. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

O Governo do Estado do Maranhão informou que tem investido na ampliação da quantidade de vagas do sistema prisional e que, nos últimos seis anos, entregou três novas unidades prisionais.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos