Notícias

Publicado em   03/jul/2017
por  Caio Hostilio

Lava-Bois de São José de Ribamar reúne multidão no encerramento da temporada junina

Festejo começou no sábado (01) à noite e durou o domingo inteiro (02). Mais de 100 mil brincantes passaram pela cidade durante o festejo. Uma verdadeira multidão visitou o município de São José de Ribamar, no ultimo fim de semana, no Lava-Bois, tradicional encontro dos grupos de bumba meu boi do sotaque de matraca, que marca o encerramento oficial da temporada junina no Maranhão. O encontro parou a principal avenida do município, caracterizando a chamada ‘saideira’ do bumba-meu -boi. A maior festa de São João do país, iniciada no último dia 17 de junho, foi concluída neste domingo (02), no município com o São João fora de época, o Lava-Bois. A tradicional festa, que chega à sua 64° edição, recebeu mais de 100 mil pessoas, entre brincantes, visitantes e público em geral. De acordo com o prefeito do municipio, Luis Fernando, foi mais uma edição feita com muita responsabilidade e parceria, na realização criteriosa das apresentações genuinamente ribamarenses, shows culturais e brincadeiras. “Tivemos ao longo de mais de 10 dias, grandes apresentações oficias e que sem dúvida marcaram o nosso São João. Vamos seguir valorizando a nossa cultura e brincadeiras”, disse o prefeito. Iniciado desde o último dia 17 de junho, mais de 100 grupos folclóricos passaram pelos sete principais arraiais, além dos outros 15 pontos de folia apoiados pela prefeitura. Para o Lava Bois, os grupos mais uma vez seguiram a tradição desfilando pela Avenida Gonçalves Dias, em grande coretejo até o Parque Municipal onde fizeram grande encontro dos grupos de bumba-meu – boi e shows culturais. Para garantir conforto e segurança dos brincantes e visitantes, a Prefeitura, em parceria com as polícias militar, guarda municipal, rodoviários e corpo de bombeiros, montou grande esquema de segurança além de trânsito e saúde. Foram mais de 500 homens trabalhando nos dois dias da festa além de equipes médicas e ambulâncias disponíveis em pontos estratégicos do circuito. O Hospital Municipal também funcionou em atendimento médico especial. Para o secretário de cultura, turismo, esporte e lazer, Edson Calixto, a organização de mais uma grande festa sem registro de violência, mostra o direcionamento acertado que a prefeitura tem dado para a realização de festas que agreguem a diversão e lazer das famílias. “De Parabéns as brincadeiras e o prefeito Luis Fernando que tão bem vem conduzindo a reconstrução do município e da cultura de São José de Ribamar”, concluiu o secretário.

Prefeitura lançará Rede São Luís de Pontos de Cultura na quarta-feira (5)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realiza o lançamento oficial do projeto Rede São Luís de Pontos de Cultura, na próxima quarta-feira (5). Na ocasião, estarão presentes autoridades, os grupos culturais que integram o projeto e o representante do Ministério da Cultura (MinC). O evento acontecerá às 19h, no Cine Teatro da Cidade, localizado na Rua do Egito, nº 244 – Centro (antigo Cine Roxy). Na oportunidade, o projeto e as suas próximas etapas serão apresentados ao público. Também serão distribuídos os kits para os representantes de Pontos de Cultura. O encerramento será com a apresentação cultural do grupo Lamparina, que mistura os principais ritmos e manifestações do Maranhão. Desde 2015, através de edital de seleção, 40 iniciativas culturais dos mais diversos segmentos artísticos da capital foram escolhidas para receber premiação no valor de R$ 43.350,00 e participar de um programa de capacitação, culminando na formação da Rede São Luís de Pontos de Cultura. O projeto é uma das ações efetivas da Política Nacional de Cultura Viva, programa do Governo Federal executado pela Prefeitura de São Luís. A cerimônia de lançamento também marca o início do programa de capacitação das iniciativas culturais, que visa o desenvolvimento da economia da cultura local e maior articulação em rede. As oficinas começam a partir do dia 6 de julho e serão realizadas todos os meses, até o dia 10 outubro. Temáticas como elaboração de projetos, comunicação comunitária, cultura de rede e cultura empreendedora serão abordas por oficineiros nacionais e estaduais. A oficina de boas-vindas será ministrada pelo representante regional Nordeste do MinC, Nilton Valença, que explanará sobre a Política Cultural Cultura Viva, fruto de uma Lei Federal que busca a ampliação do acesso da população aos meios de produção e circulação cultural. Além disso, serão esclarecidas dúvidas sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Para o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, a etapa de capacitação da Rede São Luís de Pontos de Cultura tem um importante significado para a capital. “São 40 iniciativas integradas em uma proposta de organização e consolidação de Rede, a qual representa toda a diversidade cultural da nossa cidade. A união do poder público com a sociedade civil descentraliza a cultura e fomenta novas oportunidades de crescimento e sustentabilidade para os grupos culturais e os espaços onde estão inseridos”, explica.

Deputado Wellington realiza reunião entre Dnit e vereadores para tratar sobre viaduto de Bacabeira na Br-135

Na manhã desta segunda-feira (03), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) se reuniu com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Gerardo de Freitas Fernandes, e com os vereadores de Bacabeira Dino Neto (PPS); Ademir Castro (PMDB), Magno Guimarães (PPS), Vilmar Fernando (DEM), Antônio Ronaldo (DEM) e Joaquim Lopes (DEM). O objetivo da reunião foi tratar sobre a finalização das obras de construção do viaduto do município de Bacabeira (km 51), que também dá acesso à cidade de Rosário (BR-402). Segundo os vereadores de Bacabeira, o plano arquitetônico do viaduto nunca foi apresentado para o Poder Legislativo municipal. A reunião foi marcada após os questionamentos dos vereadores feitos ao deputado Wellington. “Estivemos na cidade de Bacabeira e uma das solicitações dos vereadores, enquanto representantes da população, foi a de conhecer o projeto que está em fase de execução. Sabemos que a finalização do viaduto é uma conquista para toda a população e, por isso, temos a necessidade de garantir que seja entregue uma obra de qualidade. Por isso decidimos nos reunir, para tratar sobre a maior obra do maranhão, que é o viaduto de Bacabeira que já dura há 5 anos, e até agora, nada de conclusão das obras”, pontuou Wellington. Como um dos encaminhamentos da reunião, agendou-se uma audiência para o dia 12. Dessa vez, o encontro acontecerá na Câmara Municipal de Bacabeira.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos