Cadê a segurança de “Todos Nós”? Índios são atacados em Viana

Publicado em   01/maio/2017
por  Caio Hostilio

Enquanto as propagandas do governo de Flávio Dino inventam uma segurança pública que só serve de moldura, um grupo de fazendeiros atacou uma aldeia indígena da cidade de Viana (MA), ontem  (30), para travar uma disputa territorial. Treze índios ficaram feridos, sendo que dois deles tiveram as mãos decepadas, de acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Até as 16h desta segunda-feira (1º), as Secretarias de Estado da Segurança Pública e da Saúde do Maranhão não haviam confirmado o número de vítimas. De acordo com o Cimi, cinco feridos foram transferidos durante a madrugada desta segunda para o Hospital Socorrão II, na capital maranhense – dois índios estão em estado mais grave e todos têm ferimentos causados por armas de fogo. Um dos índios levou um tiro no peito e teve as duas mãos decepadas; outro deles, além das mãos, teve os “joelhos cortados nas articulações”, ainda de acordo com o conselho indigenista.

O Cimi também informou que os índios com ferimentos mais leves tiveram alta na manhã desta segunda. Outros dois continuam internados após intervenções cirúrgicas e seguem em estado grave no hospital.

(com informações do G1)

  Publicado em: Governo

2 comentários para Cadê a segurança de “Todos Nós”? Índios são atacados em Viana

  1. Tenetehara disse:

    No Governo de todos nós os indígenas quando vem cobrar seus direitos garantidos pela Constituição são tratados como marginais e excluídos por esse Governo Comunista. O próprio Governador já deu vários exemplos negativos como os indígenas seriam tratados no seu Governo vamos recordar; Quem não lembra o aparato polícial que o Governador colocou contra as manifestação indígenas na porta do Palácio dos leões e no prédio da Seduc pra garantir os direitos à Educação? Quem não lembra daquele Deputado estadual da base do Governo quê fez comentários homofóbicos contra os indígenas e incentivou os fazendeiros a fazer o que fizeram agora?Quem na lembrar de Simone Limeira Assessora do Governo que cobrava proprina pra liberação de pagamento do transporte escolar escolar indígena? A grande verdade e que esse Governo pagar milhões em publicidade pra dizer que está uma maravilha nosso Estado. O que realmente acontece e que esse Governo abandonou os indígenas em todos os sentidos na Educação à 2 anos não tem transporte escolar.Não existe por parte desse Governo um planejamento para ter um concurso público para os professores indígenas e não indígenas. Nesse Governo dar pra conferir em uma das palmas das mãos as escolas construídas e reformada em quase 3 anos de Governo. Os programas sociais não chegam nas aldeias por exemplo o IDH continua uma vergonha deste o início desse Governo. Os contratos de merendeiras,zeladoras e vigilantes não existem nas escolas indígenas.O Governador prometeu a ativação do Conselho Estadual indígena e até agora nada. Então porquê os indígenas esperam por um Governo que lhe roubam aquilo que é de direito. Porque esperar pelo poder judiciário no Maranhão que virou um puxadinho dos Palácio dos leões.

  2. CARLOS disse:

    A matéria tem texto mentiroso, pois os índios não foram atacados na “aldeia gamela”, mas sim foram atacados como reação na propriedade rural em que invadiram.
    A Constituição Federal Brasileira garante em seu artigo 5.º o direito à vida, à segurança e à propriedade, que são os fundamentos da cidadania conforme prescreve o inciso II, do artigo 1.º, da própria Constituição. Todos esses direitos são cláusulas pétreas, ou seja, não podem ser retirados do ordenamento jurídico constitucional e muito menos desrespeitados, nos termos estabelecidos pelo inciso IV, do parágrafo 4.º, do artigo 60, da Carta Magna. Logo, os produtores rurais estão corretos e em pleno direito de defesa da propriedade privada, da vida e dignidade de suas famílias. Esta é a verdade, doa a quem doer.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos