Andrea Murad questiona e critica a municipalização do Hospital Regional de Peritoró

Publicado em   05/jan/2017
por  Caio Hostilio

Por Andrea Murad (Facebook)

Quando penso que já vi tudo neste governo comunista me impressiono com as ações de um governador irresponsável com a saúde pública, onde desde o início avisei que com Flávio Dino a nossa rede estadual de saúde está regredindo. Desta vez, fechar hospitais estaduais e entregar aos municípios será um verdadeiro genocídio, um escândalo para a população que esperou muito tempo para ter em sua região hospitais que realizam atendimento de média e alta complexidade. É o caso do Hospital Geral de Peritoró, um hospital estratégico, responsável pelo atendimento de toda aquela região do Médio Mearim, localizado entre estradas que cruzam vários municípios.

O Hospital de Peritoró com 50 leitos é um Hospital de Média Complexidade tecnológica e de alguns recursos humanos especializados. Faz partos habituais, exames laboratoriais, de imagem, até tomografia e cirurgias como apendicite e ortopédicas, caso das fraturas. O custo desse hospital hoje deve estar na casa dos R$ 5 milhões/mês, considerando que atende urgência e emergência 24 horas. O município de Peritoró não arrecada nem 5% desse valor pelo SUS. Se a Prefeitura assumir sem a garantia do aporte de recursos estaduais, vai cometer um “suicídio estratégico”, isso não é municipalização, nem descentralização, é uma irresponsabilidade institucional. Um verdadeiro “Cavalo de Tróia” da Saúde, em pleno século XXI.

E o mais grave ainda, o mesmo deverá acontecer com os hospitais estaduais em Timon, Alto Alegre e Coroatá, entre outros, pelo que fui informada. Se desfazer de hospitais como esses, repito, é um escândalo, visto que voltaremos com a procissão de ambulâncias para São Luís como víamos antes do Programa Saúde é Vida, quando os Socorrões, já tão castigados, não vão aguentar mais pacientes do interior do estado atrás de atendimentos especializados de urgência. É desumano decidir por algo tão absurdo como fechar hospitais estaduais. Tenham certeza que eu não descansarei um só minuto contra essa barbaridade que esse governador está fazendo contra o povo, povo este que ele já demonstrou não nutrir qualquer forma de preocupação ou zelo.

Mesmo sem o atendimento que tinham, os serviços que tinham, são esses hospitais que continuam ajudando a população. Já não basta ter tirado a qualidade das unidades, todas as especialidades, agora querem entregar ao município para acabar com o hospital. Isso é criminoso. Por isso, lutarei incansavelmente para que o Maranhão não regrida dessa maneira na saúde pública, prejudicando milhares de cidadãos já tão carentes de tudo que um governo pode oferecer a seu povo. Se o governo do estado concretizar esse ato insano, irei à justiça questionar essa transferência. Isso é pior do que maldade. Este homem jamais poderia ocupar um cargo público. Primeiro porque não tem competência, não sabe ser gestor, essa é mais uma prova de sua incompetência. Segundo, porque não tem sensibilidade e nem coração para com aqueles que ele deveria cuidar ao invés de matar.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos